Região sudoeste da França é atingida por enchentes

Por Rogerio Magno em 08/02/2021 às 12:19:19
Após dias de chuvas fortes, uma cidade foi inundada. Paris está em alerta para a possibilidade do Sena subir de nível. Equipes em rua de Saintes, na França, em 8 de fevereiro de 2021

Stephane Mahe/Reuters

A região sudoeste da França foi atingida por enchentes nesta segunda-feira (8), após dias de chuvas fortes. Outras regiões, inclusive Paris, estão em estado de alerta de enchente.

A pior inundação ocorreu na cidade de Saintes. Lá, o rio Charente atingiu um nível quase recorde de 6,20 metros. As águas estavam na altura da cintura em várias ruas.

Imagem de prédio na cidade de Saintes, na França

Stephane Mahe/Reuters

Centenas de pessoas foram retiradas de suas casas. A água entrou nos porões das residências e, assim, o fornecimento de energia foi interrompido. As autoridades locais colocaram vigas em blocos de concreto para que os moradores pudessem caminhar das casas inundadas até a terra firme.

"Sabíamos que era uma zona de inundação, mas não que a casa pudesse inundar, caso contrário nunca teríamos vindo morar neste apartamento", disse o morador Cyril Cheransac, que mora em um apartamento em Saintes há menos de um ano.

O chefe do corpo de bombeiros, Pascal Leprince, disse que seus serviços retiraram cerca de 400 pessoas em Saintes e estimou que até 800 pessoas deixaram suas casas por conta própria.

As águas do rio Charente não deveriam cair antes de quarta-feira.

"Estamos no pico agora. Esperamos que o nível da água suba um pouco mais nos próximos dias e diminua a partir do meio da semana", disse uma porta-voz da Charente-Maritime.

Paris em alerta

O serviço meteorológico francês colocou sete regiões do país em alerta de enchentes.

Em Paris, partes do cais do rio Sena ficaram inacessíveis por dias depois que o rio rompeu suas margens, mas o nível das águas permaneceu bem abaixo das máximas recentes de 5,88 metros, em janeiro de 2018, e 6,10 metros, em junho 2016

Ao longo do rio Marne, que deságua no Sena na margem leste da capital, o rio extrapolou suas margens em várias cidades.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab