ONU afirma não ter recebido provas de que a princesa Latifa, filha do emir de Dubai, esteja viva e em segurança

Por Rogerio Magno em 05/03/2021 às 17:52:51

Reprodução

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos disse, nesta sexta-feira (5), que ainda não recebeu provas de que a princesa Latifa, filha do emir de Dubai, esteja viva e bem. Em vídeo recente, ela disse ter sido detida à força e que temia pela sua vida.

"Não, ainda não [recebemos]", disse Rupert Colville, porta-voz da entidade, em resposta a uma pergunta sobre o assunto feita por jornalistas reunidos na sede da entidade.

Ele disse ainda que houve contatos entre o gabinete da Alta Comissária Michelle Bachelet e os representantes dos Emirados Árabes em Genebra, mas sem grandes resultados.

No mês passado, a ONU pediu provas ao governo de Dubai de que Latifa estivesse viva e em segurança. A princesa de 35 anos é filha de Mohammed bin Rashid Al Maktum, primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos.

Em 2018, ela tentou – sem sucesso – escapar de barco de Dubai, antes de ser levada de volta. No mês passado, foram veiculados vídeos nos quais ela afirma ter sido sequestrada (veja abaixo).

Princesa Latifa: ONU vai abordar caso com Emirados Árabes

"Estou sequestrada, e esta mansão virou uma prisão", disse a princesa. "Todas as janelas estão fechadas, há cinco policiais do lado de fora e dois policiais do lado de dentro."

Ainda em 19 de fevereiro, a embaixada dos Emirados Árabes em Londres emitiu uma declaração afirmando que Latifa estaria sendo cuidada em sua casa, com o apoio de sua família e médicos.

"Sua condição continua melhorando e esperamos que ela retome a vida pública no devido tempo", disseram em um comunicado.

Tentativas de fuga durante férias

Em março de 2020, a Justiça britânica determinou que o emir do Dubai, Mohammed bin Mohammed bin Rashid Al Maktum, ordenou o sequestro de duas de suas filhas, Latifa e Shamsa.

Com apenas 18 anos, esta última tentou fugir do pai em 2000, durante as férias na Inglaterra. Segundo o relato de Latifa, Shamsa foi encontrada depois de dois meses, drogada, levada de volta para Dubai e presa.

Em 2019, a princesa Haya, irmã do rei da Jordânia, refugiou-se em Londres, onde iniciou o processo de divórcio de Al Maktum. Ela o acusa de violência de gênero (relembre no vídeo abaixo).

Princesa Haya de Dubai foge do marido e procura refúgio em Londres

A princesa Haya se tornou em 2004 a sexta esposa do soberano dos Emirados, com quem teve dois filhos que estão com ela em Londres.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab