Chuva de Bala no País de Mossoró vira filme e estreia nesta quarta-feira (23) na internet

Por Rogério Magno em 22/06/2021 às 13:03:33
Por causa da pandemia, o espetáculo de teatro que conta um dos momentos históricos mais marcantes do Oeste potiguar foi adaptado para as telas. Filme Chuva de Bala no País de Mossoró estréia nesta quarta-feira, 23

Cedida / Prefeitura de Mossoró

A encenação de um dos eventos mais marcantes da história de Mossoró, no Oeste potiguar, o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró ganhou uma versão de cinema em 2021. O filme estrei nesta quarta (22).

A expulsão do bando de Lampião da cidade, em junho de 1927, se tornou um tradicional espetáculo encenado ao ar livre durante o evento Mossoró Cidade Junina (MCJ), que existe há 24 anos.

Porém, a pandemia obrigou o município e os artistas locais a se reinventarem. Em 2020, o espetáculo não foi realizado devido à pandemia da Covid-19, mas a programação volta em 2021, preparada para ser assistida nas telas de televisões, computadores e smartphones.

O filme Chuva de Bala no país de Mossoró estreia nesta quarta-feira (23), véspera do dia de São João, e será exibido através do canal oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube.

O diretor do espetáculo, Marcos Leonardo, conta que a maior dificuldade foi transformar uma encenação teatral em filme, mantendo a identidade do Chuva de Bala.

"Nosso maior desafio foi a gente tentar desapegar do teatro e começar a pensar cinema. Mesmo assim, a gente quis deixar impresso a coisa que a gente mais ama que é o teatro. Você não vai assistir um filme literalmente, você vai ver um espetáculo de teatro gravado em um filme", explica Marcos.

Nas últimas décadas, o Chuva de Bala no País de Mossoró foi apresentado em um cenário montado ao ar livre, no adro da Igreja de São Vicente, uma das trincheiras mais importantes durante a invasão do bando de Lampião a terra de Santa Luzia.

Esse ano a secretaria municipal de cultura teve a ideia de transformar o Chuva de Bala em filme, com o objetivo também de trazer renda para os artistas locais.

"Nesse contexto de pandemia, a gente se reinventa no processo realização do Chuva de Bala como um filme", destacou o secretário municipal de Cultura Etevaldo Almeida.

Espetáculo terá participação de mais de 100 artistas locais

Cedida/ Prefeitura de Mossoró

Mais de 100 pessoas participaram do Chuva de Bala. São 72 artistas de 16 grupos, ou independentes, envolvidos diretamente no filme, entre bailarinos, atores, atrizes e músicos. O filme promete unir elementos da música, dança e do próprio teatro para contar a resistência de Mossoró à invasão de Lampião e seus cangaceiros em uma narrativa cinematográfica.

O filme será exibido a partir das 20h15 desta quarta-feira (23), no canal da Prefeitura de Mossoró. Logo depois, haverá shows de artistas da terra nos Polos Cidadela e Estação das Artes.

As apresentações serão transmitidas também virtualmente direto dos palcos dos teatros Municipal Dix-Huit Rosado e Lauro Monte. A programação completa de shows também está disponível no site do Mossoró Cidade Junina.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab