Cientistas descobrem mais de 1,7 mil sistemas estelares que poderiam enxergar a Terra

Por Rogerio Magno em 23/06/2021 às 16:06:06

“[O catálogo] Gaia nos ofereceu um mapa bem preciso da Via Láctea“, disse Faherty, “permitindo que nós olhássemos para trás e para frente no tempo, e enxergássemos onde as estrelas estariam localizadas e para onde elas estão indo. A nossa "vizinhança solar" é um lugar muito dinâmico, onde as estrelas entram em saem com perfeita visão do caminho da Terra em relação ao Sol, a um ritmo acelerado”.

Sete exoplanetas já conhecidos por nossos cientistas, aliás, estão dentro dessa lista.

Por exemplo: no sistema Ross 128, que tem uma estrela anã vermelha em seu centro, próximo à constelação de Virgem, está a mais ou menos 11 anos luz de distância e é o segundo sistema mais próximo de nós com um exoplaneta de tamanho similar à Terra (cerca de 1,8 vez o nosso tamanho, para ser exato). Se esse planeta tivesse habitantes, eles enxergariam a Terra por 2.158 anos, começando há 3.057 anos. Fazendo as contas, eles “nos perderiam de vista” há uns 900 anos.

Em outro exemplo, o sistema Trappist-1, a 45 anos luz de distância da Terra, tem sete exoplanetas de tamanho similar ao nosso – quatro deles dentro da chamada zona habitável. Apesar de nós já termos descoberto exoplanetas orbitando esse sistema, eles não seriam capazes de nos enxergar pelos próximos 1.642 anos. Em compensação, quando eles conseguirem fazê-lo, vão nos ver sem dificuldades por outros 2.371 anos.

“A nossa análise revelou que mesmo as estrelas mais próximas geralmente permanecem em um ponto de visão mais eficiente por mais de mil anos”, disse Kaltenegger. “Se presumirmos que o inverso também é verdade, isso nos dá uma janela de tempo considerável para que civilizações nominais identifiquem a Terra como um planeta de seus interesses”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!