EUA acusam Talibã de barrar afegãos que querem sair do país

Por Rogerio Magno em 19/08/2021 às 09:31:06
Grupo extremista que tomou o poder no domingo (15) montou postos de controle na entrada do aeroporto internacional de Cabul. Governo americano pediu passagem livre no local. Afegãos passam crianças por cima do muro do aeroporto de Cabul para tentar fugir do país

Os Estados Unidos acusaram nesta quinta-feira (19) o Talibã de manter postos de controle ao redor do aeroporto internacional de Cabul e impedir a saída de afegãos que desejam abandonar o país. O governo americano pediu uma passagem livre no local.

Milhares de pessoas estão tentando fugir do Afeganistão desde que o grupo extremista tomou a capital Cabul e voltou ao poder no domingo (15), após 20 anos, com uma ofensiva militar relâmpago de apenas 10 dias.

Vídeos mostram pessoas desesperadas tentando pular o muro do aeroporto internacional Hamid Karzai, algumas com a ajuda de tropas americanas.

Em um deles, filmado na terça-feira (17), uma criança é entregue por uma mulher a soldados que estão em uma escada (veja no vídeo acima). Em outro, uma criança, um homem e uma mulher estão pendurados no muro tentando argumentar com soldados (veja abaixo).

VÍDEO: Menina tenta pular muro de aeroporto em Cabul

Apesar do esforço do Talibã de tentar se mostrar diferente, os afegãos recordam a forma como o grupo extremista governou o país entre 1996 e 2001 e não confiam nas promessas de moderação feitas nos últimos dias.

Multidões se reúnem perto de muro do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, em 17 de agosto de 2021

Rise to Peace via Reuters

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab