Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos

Por Rogerio Magno em 24/08/2021 às 16:25:05
Ministro argelino atribuiu decisão a 'ações hostis' de país vizinho. Reino marroquino é acusado pelo Alto Conselho de Segurança argelino de estar envolvido nos incêndios que arrasaram o norte do país. O ministro das Relações Exteriores da Argélia, Ramtane Lamamra, durante entrevista coletiva na qual anunciou o rompimento das relações de seu país com o Marrocos, na terça-feira (24)

Reuters/Abdelaziz Boumzar

O ministro argelino das Relações Exteriores, Ramtane Lamamra, anunciou nesta terça-feira (24) que seu país rompeu relações com o Marrocos, devido às "ações hostis" de seu vizinho.

"A Argélia decidiu romper relações diplomáticas com o reino do Marrocos a partir de hoje", declarou o ministro em coletiva de imprensa.

"A história provou que o reino do Marrocos nunca parou de promover ações hostis contra a Argélia", explicou.

As autoridades marroquinas "são responsáveis pelas repetidas crises, que têm se agravado" e que "levam ao conflito ao invés da integração na região" do Magreb, acrescentou Lamamra.

O Alto Conselho de Segurança argelino, presidido pelo presidente Abdelmadjid Tebboune, decidiu na última quarta-feira "revisar" as relações com o Marrocos, acusado de estar envolvido nos incêndios que arrasaram o norte do país.

"Os atos hostis incessantes promovidos pelo Marrocos contra a Argélia exigiram a revisão das relações entre ambos os países e a intensificação dos controles de segurança nas fronteiras ocidentais", disse um comunicado oficial argelino.

Vídeos: Os mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab