A ByteDance, a dona do TikTok com faturamento de mais de R$ 170 bi em 2020, anunciou a aquisição da Pico, uma fabricante chinesa especializada em headsets de realidade virtual. Em comunicado, a companhia disse à Cnbc que está otimista sobre o futuro da RV, e o “conjunto abrangente de tecnologias de software e hardware da Pico” vão apoiar a sua entrada no segmento.
A Pico é conhecida no mercado por sua linha de headsets Neo, o modelo mais recente é o Pico Neo 3. Segundo o relatório de junho da IDC (International Data Corporation), ela é considerada a terceira maior fabricante de headsets de RV, seguida pela Oculus, subsidiária do Facebook.
Enquanto o Neo 3, é voltado para o consumidor, a marca está lentamente expandindo o seu portfólio de produtos com o "Neo 3 Pro" e o "Neo 3 Pro Eye", ambos para uso profissional e com lançamento previsto na América do Norte e Europa.
Ainda não ficou claro como a aquisição influenciará nos planos da ByteDance. Por ora, o que se sabe é que a empresa tem evitado competir diretamente com a Oculus, que domina o mercado de dispositivos de realidade virtual, mas ainda não opera na China.
No entanto, com nomes como a Apple, supostamente se preparando para entrar no setor, e a Sony, que também planeja o seu próprio headset VR, a ByteDance pelo menos sinaliza que também tem interesse em estar presente nesse espaço cada vez mais competitivo.
Leia mais:
Em junho, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou a compra da BigBox VR, a desenvolvedora do game Population: ONE. A empresa fará parte dos esforços do Facebook na sua divisão de realidade virtual e pode auxiliar a companhia a sair na frente dos concorrentes nesse mercado.
Segundo a rede social, o movimento é estratégico, permitindo à BigBox a dar continuidade no desenvolvimento do jogo, mas com o respaldo financeiro e tecnológico do Facebook.
Já a Snap, por sua vez, conhecida por ser a dona do Snapchat, anunciou em maio a aquisição da WaveOptics, especializada no fornecimento de telas para realidade aumentada. O valor da compra, segundo o The Verge, ultrapassa a casa dos US$ 500 milhões.
A compra, uma das maiores já realizadas pela Snap, deve impulsionar principalmente a divisão da empresa focada nos Spectacles, os seus óculos de realidade aumentada.
Créditos da imagem principal: Ascannio/Shutterstock
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital