Justiça francesa condena Sarkozy por financiamento ilegal de campanha

Por Rogerio Magno em 30/09/2021 às 07:07:09
É a 2ª condenação do ex-presidente francês, que em março foi sentenciado por corrupção e tráfico de influência. Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, participa de cerimônia no Arco do Triunfo, em Paris, em 11 de novembro de 2019

Ludovic Marin/Pool via AP

A Justiça da França declarou nesta quinta-feira (30) o ex-presidente Nicolas Sarkozy culpado por financiamento ilegal de campanha, por ter excedido o limite de gastos autorizados nas eleições presidenciais de 2012. A pena ainda não foi divulgada.

É a segunda condenação de Sarkozy, que em março foi sentenciado à prisão por corrupção tráfico de influência. O político de 66 anos é o primeiro ex-presidente da Quinta República (regime iniciado em 1958) a ser condenado.

A Promotoria pediu um ano de prisão para o ex-presidente, incluindo seis meses em regime fechado, pelo excesso de gastos na campanha.

Foram gastos € 42,8 milhões na eleição de 2012 (cerca de R$ 270 milhões na cotação atual), quase o dobro do limite legal, quando o então chefe de Estado francês perdeu para o socialista François Hollande.

O financiamento ilegal foi ocultado em um arranjo financeiro entre o partido União por um Movimento Popular (UMP) — hoje chamado Os Republicanos — e a empresa Bygmalion, segundo a acusação.

Outras 13 pessoas também foram condenadas. "Eu gostaria que explicassem o que fiz a mais na campanha em 2012 do que 2007. É falso!", afirmou Sarkozy, que não compareceu ao julgamento.

Outros processos

O ex-presidente conservador tem outros processos abertos.

Sarkozy é acusado de corrupção passiva e associação criminosa, entre outros delitos, na campanha presidencial de 2007, que o levou ao Palácio de Eliseu.

A Promotoria também o investiga por tráfico de influência e lavagem de dinheiro por suas atividades de consultoria na Rússia.

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab