VEREADORA JAILMA ARAÚJO PROPÕEM CRIAÇÃO DO DIA MUNICIPAL DO SURDO

Por Rogério Magno em 08/10/2021 às 13:30:15

Em Angicos, todo dia 11 de Novembro será celebrado o Dia Municipal do Surdo. É o que determina o Projeto de Lei nº 048/2021, de autoria do vereadora Jailma Araújo, caso seja aprovada. O documento foi apresentado durante reunião Ordinária desta sexta-feira (01/10) na Câmara dos Vereadores da cidade.

A autora do PL explica que diversos municípios já têm estabelecidos esta data em seus calendários oficiais. A medida visar facilitar a articulação do Poder Público e associações para realizações de ações a fim de sensibilizar a sociedade em apoio aos surdos e familiares. "Em nossa cidade, temos aproximadamente um número de 12 pessoas surdas, onde muito destes não tiveram e/ou não tem a oportunidade de estar estudando, por não ter professores de Libras, ou intérpretes, para ajudá-los em seu desenvolvimento educacional; bem como não tem a oportunidade para trabalhar, e nem de serem atendidos em hospitais e postinhos de saúde.", destacou a Vereadora.

Jailma explanou que todos tem direitos e deveres diante da sociedade, e é interessante que exista demandas propositivas para garantir os direitos para toda comunidade surda. "A priori propomos que seja escolhido um dia especificamente no município de Angicos e que esteja fixado no calendário municipal, como o dia municipal dos surdos, e que este seja um dia de reflexão e homenagem a toda comunidade surda, além de debates e respeito aos direitos e das lutas pela inclusão de pessoas surdas em nossa sociedade.

Sugerimos como o dia municipal dos surdos em Angicos, o dia 11 de novembro, por ter sido neste dia, o início de reflexões, debates e reuniões em busca de melhorias para todos os surdos da nossa cidade.", concluiu a parlamentar.

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab