Variante Delta plus: o que se sabe sobre a nova subvariante da Covid-19

Por Rogerio Magno em 22/10/2021 às 09:50:33

Assim como outras variantes, a Delta tem uma série de sublinhagens que são identificadas em pequenas mutações em seu código genético. As alterações são tentativas do vírus de se adaptar e sobreviver. Sendo assim, entre as mais de 45 já identificadas apenas da Delta, a principal é a AY.4, responsável pela maioria dos casos.

As mutações são naturais e ocorrem com todos os vírus, mas algumas se tornam mais transmissíveis e oferecem mais riscos que outras. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divide as variantes em duas principais classificações: a Alfa, a Beta, a Gama e a Delta são consideradas variantes de preocupação (VOC), que são as predominantes no mundo e as novas mutações, que ainda não apresentam comprovadamente um aumento na transmissibilidade que são vistas como variantes de interesse (VOI).

Inclusive, essa não é a primeira subvariante da Delta que chamara atenção. Uma outra, identificada no início de junho, na Índia – chamada K417N – chegou a se espalhar por diversos países, porém, acabou não se tornando um perigo relevante. Já nessa nova Delta plus, as mutações são uma combinação de duas chamadas Y145H e A222V.

Leia também:

Fonte: O Globo

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab