Câmara aprova emendas do Senado à MP que cria programa de crĂ©dito

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (8) duas emendas do Senado à medida provisória (MP) que reedita um programa de crédito direcionado a micro e...

Por Rogério Magno em 09/11/2021 às 04:23:50

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (8) duas emendas do Senado à medida provisória (MP) que reedita um programa de crédito direcionado a micro e pequenos empresĂĄrios pelo qual os bancos fazem empréstimos sob seu risco em troca de créditos presumidos a serem usados para diminuir tributos. Texto segue para sanção presidencial

O Programa de EstĂ­mulo ao Crédito pretende estimular os bancos a realizarem os empréstimos até 31 de dezembro de 2021. O faturamento serĂĄ medido pelas informações repassadas à Receita Federal referentes ao ano-calendĂĄrio de 2020 e o prazo mĂ­nimo de pagamento da dĂ­vida é de 24 meses, proibindo a participação no programa de operações contratadas no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e do Programa de Garantia aos Setores CrĂ­ticos (PGSC), de acordo com regulamentação do Conselho MonetĂĄrio Nacional.

Uma das mudanças aprovadas prevĂȘ que a empresa que aderir ao Programa de EstĂ­mulo ao Crédito mantenha a mesma quantidade de empregados existente no Ășltimo dia do ano anterior ao da contratação do empréstimo.

A outra emenda do Senado aprovada prevĂȘ que a Caixa Econômica Federal deverĂĄ arcar com eventuais diferenças decorrentes de dolo ou fraude na repactuação de dĂ­vidas do antigo Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) junto aos bancos atuantes no Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Segundo o governo, o potencial desse mecanismo de gerar créditos antecipadamente é da ordem de R$ 48 bilhões.

* Com informações da AgĂȘncia Câmara

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab