Tenista chinesa Peng Shuai fala com presidente do Comitê Olímpico Internacional em videochamada

Por Rogerio Magno em 21/11/2021 às 14:42:04
Em comunicado, o COI disse que atleta explicou que 'está segura e bem, morando em sua casa em Pequim, mas gostaria que sua privacidade fosse respeitada neste momento'. Tenista chinesa Peng Shuai fala com presidente Comitê Olímpico Internacional em videochamada

IOC/Greg Martin

A tenista chinesa Peng Shuai fez uma videochamada neste domingo (21) com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e disse estar "segura e bem".

Em comunicado, o COI afirmou a atleta "explicou que está segura e bem, morando em sua casa em Pequim, mas gostaria que sua privacidade fosse respeitada neste momento".

Depois da forte pressão internacional, a tenista chinesa Peng Shuai reapareceu em público neste domingo em fotos e vídeos de um torneio de tênis juvenil em Pequim, após uma ausência pública de quase três semanas desde que ela acusou um figurão do Partido Comunista Chinês (PCC) de agressão sexual.

Estrela chinesa do tênis desapareceu após acusar dirigente do Partido Comunista de agressão sexual

Caso Peng Shuai: por que pessoas 'desaparecem' na China?

Peng Shuai: como a China censurou uma das maiores estrelas do tênis

A tenista de 35 anos desapareceu repentinamente no início do mês, depois de ter acusado Zhang Gaoli, um poderoso ex-chefe do Partido Comunista Chinês, 40 anos mais velho, de tê-la forçado a ter relações sexuais. Em uma mensagem publicada em 2 de novembro na sua conta oficial no Weibo, ela descreve uma relação forçada com Zhang, um homem casado e ex-vice-primeiro-ministro do país. A mensagem ficou no ar por um curto espaço de tempo, até ser censurada na internet na China.

Segundo o COI, a videochamada durou 30 minutos e foi acompanhada pela presidente da Comissão de Atletas do COI, Emma Terho, e pelo membro do COI na China, Li Lingwei. “Fiquei aliviada ao ver que Peng Shuai estava bem, que era nossa principal preocupação. Ela parecia estar relaxada”, disse Emma Terho.

Vários países, entre eles Estados Unidos e França, tinham manifestado preocupação com o destino da tenista. A ONU pediu, por sua vez, uma prova de que ela está sã e salva, enquanto a hashtag #WhereisPengShuai (#OndeEstaPengShuai, em português) se espalhou pelas redes sociais.

Peng Shuai assina bolas de tênis um torneio de tênis juvenil em Pequim, em imagem divulgada neste domingo (21) no Twitter

@QINGQINGPARIS/Twitter via REUTERS

ONU e Anistia Internacional pedem prova à China sobre paradeiro de tenista

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab