GOVERNO DO RN 2

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento do HIV

Por Rogerio Magno em 30/11/2021 às 01:41:31

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29) um novo medicamento para o tratamento de infecções pelo vírus HIV. O medicamento em questão é uma combinação de duas substâncias, a lamivudina e o dolutegravir sódico, em um só comprimido, que foi batizado de Dovato.

Segundo a agência, a aprovação é sinal de um avanço importante no tratamento do vírus da Aids, já que reúne dois poderosos medicamentos antirretrovirais em uma única dose diária. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão de pacientes”, informou a Anvisa, em nota enviada à imprensa.

O papel do novo medicamento

Segundo a bula do novo medicamento, o Dovato reduz a quantidade do vírus HIV no organismo dos pacientes, mantendo um nível relativamente baixo. Outro efeito do composto é promover o aumento da contagem das células CD4, que têm um papel importante no combate às chamadas infecções oportunistas.

Leia mais:

O novo medicamento será indicado como um complemento para o tratamento do vírus da imunodeficiência humana do tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes maiores de 12 anos e que pesem pelo menos 40 quilos. Além disso, as pessoas também não podem ter passado por um tratamento antirretroviral anterior.

Produção será da GSK

Sede da farmacêutica GKS
Dovato será produzido pelo laboratório britânico GSK. Crédito: GSK/Divulgação

A bula também recomenda o uso do novo medicamento para substituir o regime antirretroviral usado atualmente em pessoas que passam por uma condição de supressão virológica. O Dovato será produzido pelo laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda, conhecido popularmente como GSK.

De acordo com a Anvisa, o laboratório britânico apresentou estudos de eficácia e segurança com base em dados que sustentam as indicações que foram autorizadas. A versão na íntegra da Bula do Dovato foi disponibilizada no site da Anvisa.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Jota Edilson

Comentários