Com 190 anos, Jonathan se torna a tartaruga mais velha da história; Veja FOTOS

Por Rogerio Magno em 27/01/2022 às 12:45:46
No ano passado, animal já havia recebido o título de criatura terrestre mais velha do mundo. Tartaruga Jonathan em foto de 10 de março de 2020

Kevstan/CC BY-SA 4.0

O gigante Jonathan se tornou a tartaruga mais velha que se tem registro ao completar 190 anos, informou o livro dos recordes no início do mês.

O animal, no ano passado, já havia recebido o título de criatura terrestre mais velha do mundo, mas agora ultrapassou o recorde da tartaruga Tu"i Malila, morta em 1965.

Jonathan, que mora na ilha de Santa Elena, território britânico no Atlântico Sul, tem sua data de nascimento estimada em 1832, segundo o Museu Britânico.

Tartaruga Jonathan em frente a Plantation House

Kevstan/CC BY-SA 4.0

O animal mora na Plantation House, nome dado à residência oficial do governador da ilha – e já viu muitos deles irem e virem.

O gigante de quatro patas viveu por todo o reinado da rainha Elizabeth II, seu pai o rei Jorge V, e até mesmo da rainha Victoria, durante o chamado Império Britânico.

Jonathan já estava vivo, por exemplo, quando a primeira fotografia foi tirada (1838), quando a primeira ligação de telefone foi feita (1876), quando inventaram a lâmpada (1878) e quando o homem pisou na lua (1969).

Tartaruga Jonathan em frente à residência oficial do governador

Kevstan/CC BY-SA 4.0

Enquanto o mundo mudava, o gigante continuou o mesmo – sempre dormindo, comendo e acasalando.

O veterinário oficial da Plantation House, Joe Hollins, disse em entrevista ao livro dos recordes que Jonathan "gosta do sol, mas em dias muito quentes fica à sombra".

Mas que quando está frio, a tartaruga mais velha do mundo prefere "se enfiar entre folhas e resto de grama cortada e ficar paradinha o dia todo".

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab