Putin diz que Ocidente ignorou preocupações russas de segurança

Por Rogerio Magno em 01/02/2022 às 14:34:11
Aumenta a tensão na área de fronteira com a Ucrânia, ainda que os russos afirmem não ter intenções de invadir novamente o país vizinho; EUA ameaçam com fortes sanções. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de reunião de gabinete por videoconferência em 24 de novembro de 2021

Mikhail Metzel/Sputnik/Kremlin Pool via AP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (1º) que o Ocidente ignorou as principais preocupações de seu país em relação à segurança na região.

"Está claro agora que as principais preocupações russas foram ignoradas", disse Putin em entrevista coletiva.

Moscou, que tenta evitar um avanço da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o leste, vem aumentando sua presença militar na fronteira com a Ucrânia.

A tensão neste território tem escalado nas últimas semanas, ainda que os russos insistam em não ter intenções de invadir novamente o país vizinho.

Os Estados Unidos, no entanto, acreditam no "perigo iminente" de uma invasão e ameaçam os russos com fortes sanções caso algum ataque seja feito contra a Ucrânia.

LEIA TAMBÉM:

3 fatores que explicam por que Ucrânia é tão importante para Rússia

Qual é o tamanho da escalada militar na fronteira da Ucrânia? Veja gráficos e imagens que explicam tensão

Rússia x Ucrânia: entenda as origens da tensão entre os 2 países

Analistas internacionais apontam caminhos que tropas russas usariam em possível ataque à Ucrânia; assista

Mais cedo nesta terça, a Rússia disse que não iria recuar diante da ameaça de sanções dos Estados Unidos, motivadas pelas tensões na Ucrânia.

"Não vamos recuar e ficar quietos, ouvindo as ameaças de sanções dos Estados Unidos", afirmou a embaixada da Rússia nos EUA em um comunicado. "É Washington, e não Moscou, que gera tensões".

Na segunda-feira (30), os países trocaram farpas na ONU, em uma reunião do Conselho de Segurança para debater a crise (veja no vídeo abaixo).

EUA e Rússia trocam acusações sobre a crise na Ucrânia; entenda

A Casa Branca afirmou na segunda que está preparada para impor sanções contra pessoas próximas ao presidente Putin, em caso de um ataque.

A Rússia deslocou mais de 100 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia, o que provoca temores nos países ocidentais sobre a preparação de uma ofensiva.

Apesar dos exercícios na fronteira, os russos têm reiterado diversas vezes que não pretendem invadir a Ucrânia.

Os russos já invadiram o país vizinho em 2014, quando anexou a Crimeia, uma região ucraniana que ocupa até hoje.

Na semana passada, os membros da Otan responderam formalmente a uma série de exigências russas que pediam garantias de que a Ucrânia não iria integrar a aliança militar do Ocidente.

A embaixada russa afirmou que os soldados "não ameaçam ninguém" e que o país tem o "direito soberano" de mobilizar suas Forças Armadas em seu território.

Entenda em 3 pontos por que a Rússia pode invadir a Ucrânia:

Por que a Rússia pode invadir a Ucrânia? Entenda em 3 pontos

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab