Joe Biden prepara regulamentação de criptomoedas nos EUA

Por Rogerio Magno em 09/03/2022 às 15:23:11

O presidente norte-americano Joe Biden assinou, nesta quarta-feira (9), a ordem executiva para revisão abrangente da abordagem do governo dos Estados Unidos às criptomoedas. O objetivo do tão esperado documento assinado pelo chefe do país é preparar o terreno para a regulamentação dos ativos digitais e garantir aos EUA a liderança no setor.

Logo antes da assinatura de Biden, a Casa Branca informou que a ordem executiva era sobre “garantir a inovação responsável dos ativos digitais”. Com ela é possível delinear “a primeira abordagem de todo o governo para lidar com os riscos e aproveitar os benefícios potenciais dos ativos digitais”.

Leia mais:

Joe Biden encerra, então, um longo período de especulações sobre quando a ordem referente às criptomoedas chegaria. Além de posicionar os EUA no crescente mercado, há ainda observações sobre riscos para consumidores e para o sistema financeiro.

Brian Deese, diretor do Conselho Econômico Nacional, e Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional, emitiram um comunicado dizendo que o trabalho ordenado por Biden “reforçará a liderança dos EUA no sistema financeiro global e salvaguardará a eficácia de longo prazo de ferramentas críticas de segurança nacional, como sanções e estruturas antilavagem de dinheiro”.

joe biden
A ordem assinada pelo presidente Joe Biden quer colocar os Estados Unidos na liderança do crescente mercado. Imagem: BiksuTong/Shutterstock

Atualmente, o mercado global de ativos digitais é avaliado em cerca de US$ 1,85 trilhão. A invasão da Rússia à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, há 14 dias, foi um dos catalisadores para que a ordem executiva sobre criptomoedas fosse finalmente assinada por Joe Biden. Há uma preocupação sobre o uso dos russos das moedas digitais para evitar as sanções econômicas.

Há seis “prioridades-chave” na ordem executiva: proteção do consumidor e do investidor; estabilidade financeira; uso ilícito de ativos digitais; liderança econômica dos EUA; inclusão financeira justa e acessível; e inovação responsável. O documento fala também da exploração de uma moeda digital do banco central norte-americano. A Casa Branca também menciona os riscos climáticos representados pelos ativos.

“O Tesouro trabalhará para promover um sistema financeiro mais justo, mais inclusivo e mais eficiente, ao mesmo tempo em que desenvolve nosso trabalho contínuo para combater o financiamento ilícito e evitar riscos à estabilidade financeira e à segurança nacional”, disse Janet L. Yellen, secretária do Tesouro, em comunicado.

Via: The Washington Post / Decrypt

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab