Níveis de testosterona podem ter relação com Covid-19 grave, diz estudo

Por Rogerio Magno em 04/04/2022 às 14:47:16

Um estudo realizado em parceria com a Universidade de Swansea, no Reino Unido, analisou a ligação entre a testosterona e o estrogênio com a Covid-19 de maneira grave. Acredita-se que a falta ou presença dos hormônios pode influenciar no prognóstico da doença.

De acordo com a pesquisa, é possível notar que alguns fatores influenciam na hospitalização, são eles: idade e sexo. As pessoas mais velhas e do sexo masculino foram as que experimentaram mais situações graves da infecção.

Leia também!

A pesquisa começou a trabalhar então com duas hipóteses, a primeira que aponta que altos níveis de testosterona causam casos graves e, a segunda relata o contrário, que baixos níveis do hormônio são os responsáveis.

Os pesquisadores levaram em consideração os dedos dos pacientes. Parece estranho, mas faz sentido! Homens com um dedo anelar mais longo tendem a ter um alto nível de testosterona, assim como mulheres com um indicador mais longo, possuem níveis mais altos de estrogênio.

Os pesquisadores concluíram que pacientes com dedos curtos e “feminizados” podem apresentar sintomas graves da Covid-19, sendo levados à hospitalização. Enquanto aqueles que possuem grandes diferenças entre as mãos direita e esquerda apresentam uma probabilidade ainda maior.

médico segura teste de testosterona
Níveis de testosterona podem ter relação com Covid-19 grave, diz estudo. Imagem: Shutterstock

“Diferenças "feminizadas" nas proporções de dígitos em pacientes hospitalizados apoiam a visão de que indivíduos que experimentaram baixa testosterona e/ou alto estrogênio são propensos à expressão grave de Covid-19. Isso pode explicar por que o grupo de maior risco são homens idosos“, disse o professor John Manning.

“Isso é significativo porque, se for possível identificar com mais precisão quem provavelmente está propenso a Covid-19 grave, isso ajudaria no direcionamento da vacinação“, completou.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab