O que faz mais bem para a saúde: ser solteiro, casado ou divorciado?

Por Rogerio Magno em 11/04/2022 às 03:07:15

Por exemplo, há estudos contemporâneos que apontaram que pessoas casadas são menos propensas a contrair pneumonia, fazer cirurgia, desenvolver câncer ou até ter ataques cardíacos. Um time de pesquisadores suecos descobriu que ser casado ou coabitar na meia-idade está associado a um menor risco de demência.

Outro exemplo é um estudo sobre causas de morte na Holanda que mostrou que desde mortes violentas, como homicídio e acidentes de carro, até alguns tipos de câncer, era mais provável que ocorresse com solteiros. Por mais que o casamento esteja ligado à saúde, novas pesquisas apresentam uma visão mais sutil, como que o benefício não se estende em quem vive relacionamentos conturbados.

Isso porque casamentos estressantes podem ser tão ruim para o coração quanto o hábito de fumar regularmente. Inclusive, um estudo de 2009 concluiu que pessoas solteiras que nunca se casaram possuem saúde melhor do que as que se divorciaram.

Leia também!

Uma pesquisa atual entre casamento e saúde é liderada por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio, Ronald Glaser e Jan Kiecolt-Glaser. Eles são casados um com o outro e adotaram um pequeno dispositivo de sucção de plástico e usaram para medir a rapidez ou a lentidão com que feridas físicas cicatrizavam entre casais que haviam passado por diferentes níveis de estresse conjugal.

Após sessões em que os casais discutiam, suas feridas demoravam, em média, um dia inteiro a mais do que após as sessões em que os casais debatiam algo agradável. Já entre os casais que exibiram níveis altos de hostilidade, as feridas levaram dois dias a mais para cicatrizar.

Mesmo que seja normal que os casais passem por conflitos conjugais, isso não significa que todos os relacionamentos estão destinados a ter problemas de saúde, ou seja, alguns conflitos podem ser são melhores que outros.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab