Saúde diz que Covid-19 não é mais Emergência de Saúde Pública

Por Rogerio Magno em 18/04/2022 às 06:33:16

Melhora do cenário epidemiológico

Queiroga ressaltou, porém, que a decisão não significa que a pandemia acabou, mas que com 73% da população brasileira completamente vacinada, e outros 71 milhões já tendo recebido a dose de reforço, é compreensível dar um passo à frente na flexibilização de medidas de contenção da pandemia.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional”, disse Queiroga em seu pronunciamento.

Leia mais:

Neste domingo (17), o Brasil teve o menor número de mortes registradas pela Covid-19 desde o dia 10 de março de 2021. Nas duas datas, o número de mortes ficou em 22, porém, há pouco mais de dois anos, o cenário era de aumento do número de óbitos em decorrência da doença.

Certo temor de especialistas

Existe, porém, o temor de que o fim da Espin signifique o fim da exigência do comprovante de vacinação em alguns locais, por exemplo. A expectativa é que seja editado um ato normativo para disciplinar detalhadamente como se dará o fim da Emergência de Saúde Pública da Covid-19 já nos próximos dias.

Especialistas defendem que mesmo com o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional da Covid-19, é importante manter alguns cuidados, já que a pandemia ainda não acabou. Recomendações como higiene das mãos e uso de máscaras em locais fechados devem ser mantidas.

Via: CNN Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab