Fátima e Ezequiel mostram sintonia política em evento em que foram homenageados pelo MP

Por Rogerio Magno em 12/06/2022 às 11:13:38
Fátima Bezerra e Ezequiel - Foto: Reprodução

Fátima Bezerra e Ezequiel - Foto: Reprodução

O palco foi a solenidade de aniversário de 130 anos do Ministério Público do Rio Grande do Norte, sob tons vermelhos no novo Teatro Alberto Maranhão, reformado pelo Governo do Estado, em obra que foi entregue recentemente. A governadora Fátima Bezerra (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), mostraram sintonia política e conversaram muito lado a lado, já que o cerimonial colocou os dois juntos na mesa. Os dois foram homenageados representando instituições parceiras do MPRN e receberam as comendas alusivas à data que marca o MP.

No último anúncio oficial, Ezequiel confirmou parceria política do PSDB com o MDB do deputado federal Walter Alves, que foi cogitado como possível vice numa chapa que poderia ter Ezequiel governador. Depois, sob forte articulações nos bastidores, Walter é emplacado vice na chapa da governadora, candidata à reeleição. Neste tempo, Ezequiel já tinha dito à oposição que nunca trabalhou seu nome ao Governo do Estado, agradeceu a lembrança aos deputados e prefeitos, mas confirmou que iria concorrer à reeleição… Deixou o caminho da desarticulada oposição sem candidato competitivo.

Articulador do Governo, o chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, tem focado em reforçar a parceria política de Fátima com Ezequiel, facilitando assim os caminhos da reeleição. Ezequiel chegou a ser convidado várias vezes para compor a chapa de Fátima, como nome ao Senado. Mas, antes já tinha dado a palavra em apoio ao ex-ministro Rogério Marinho (PL), que fez parcerias em vários municípios bases de Ezequiel, quando estava à frente do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). No Teatro Alberto Maranhão, os movimentos de Fátima e Ezequiel foram observados pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Babá Pereira, fiel escudeiro e articulador da oposição. Hoje, o PSDB está dividido com seis deputados querendo Fátima e seis na oposição. A força de Ezequiel servirá para desempate.

Contas erradas
Muito preocupado com a repercussão negativa da desistência do vereador Raniere Barbosa da chapa do Avante, para deputado estadual, o empresário Jorge do Rosário saiu com uma que acreditava o partido fazer dois deputados. Se antes o Avante não garantia 70 mil votos, avalie 140 mil para segurar duas cadeiras. Jorge anda minimizando que a saída de Raniere, que juntava no mínimo 15 mil votos, não será prejudicada e o Avante deverá eleger apenas um, em vez de dois deputados. Quem acredita?

Mudança de Tom
Coube ao empresário Tião Couto (PL) descartar a possibilidade de o seu amigo-aliado político Jorge do Rosário (Avante) dividir o palanque da governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições deste ano. Tião disse não acreditar em uma aliança entre Jorge e Fátima apesar do encontro recente. "Jorge não me consultou e eu vi nas redes sociais e na oportunidade que tive de conversar com ele me disse que não tinha nada a ver com acordo político", disse. Segundo Tião foi um encontro de cortesia orientado pela direção nacional do partido. "Ele foi empossado presidente estadual do Avante e o presidente do Avante pediu para que ele visitasse a governadora", avaliou.
Teste. Na agenda que cumpre na próxima quinta-feira (16) em Natal, Lula que participa de uma feira de agricultura familiar no Centro de Convenções, fará um ato político. Será na área externa da Arena das Dunas, onde acontece o Carnatal, maior evento que reúne multidão.

Bigodão
O deputado Raimundo Fernandes (PSDB) é hoje o mais esquerdista dos tucanos. Mas, quem conhece o velho líder do Alto Oeste Potiguar sabe que ele não mergulha em nada que não tenha uma boa água. Essa semana, a governadora Fatima Bezerra assinou a ordem de serviço para a construção do IERN (Instituto técnico Estadual do Rio Grande do Norte) para São Miguel, reduto do deputado. Aliás, na região Agreste, Raimundo tem vendido soluções no Governo e tirando bases de deputados da oposição e também de alguns do Governo. Na lista, já foram milhões em ações e convênios com os interessados.

Pesquisas
A semana termina sem novos registros de pesquisas eleitorais no Rio Grande do Norte. Uma consulta feita pela coluna ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), da Justiça Eleitoral, comprova que, por enquanto, até ontem não havia nenhum instituto registrado para divulgar novos números para o Governo e Senado.

Terceira via
Vinte anos depois, o acordo PSDB-MDB se repete, mas agora com protagonismos trocados. Após meses de impasse, o PSDB aprovou por 39 votos a seis o apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) deve ser o vice. Em 2002, a chapa presidencial era formada pelo tucano José Serra e Rita Camata, como vice. O endosso formal da executiva nacional do PSDB não significa que a legenda estará por inteiro na campanha da emedebista.

Sondagem
O presidente do PSDB potiguar, deputado Ezequiel Ferreira, terá uma reunião na próxima semana com o presidente nacional do seu partido, o também nordestino Bruno Araújo. Na bagagem, Ezequiel vai dizer que hoje o PSDB caminha quase unânime para apoiar o ex-tucano Rogério Marinho para o Senado. Mas, como o PSDB não tem candidato próprio ao governo, a sigla tem uma divisão. Tanto o PT como o Solidariedade nacionalmente apoiam o nome de Lula à Presidência. Então, Bruno Araújo vai liberar o partido no Estado, mas quer foco nas nominatas de deputados.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab