Menos de 25% do público-alvo tomou a vacina contra poliomielite

Por causa da baixa adesão vacinal em todo o país, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha até o próximo dia 30

Por Rogerio Magno em 08/09/2022 às 10:09:05
Foto: José Aldenir/ Agora RN

Foto: José Aldenir/ Agora RN

A cobertura vacinal baixa é uma realidade em vários estados brasileiros e no Rio Grande do Norte não é diferente. Até a última terça-feira 6, apenas 23% do público-alvo – crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade – que precisa ser imunizado contra a poliomielite havia tomado a vacina, segundo dados de plataforma do Ministério da Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 teve início no dia 8 de agosto e seguiria até sexta-feira 9.

Porém, por causa da baixa adesão, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha até o dia 30 de setembro. No país, somente cerca de 35% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Para a campanha contra a poliomielite no Rio Grande do Norte, o grupo-alvo são 185.751 crianças, sendo 43.531 crianças de 1 ano; 47.581 crianças de 2 anos; 47.702 crianças de 3 anos; e 46.937 crianças de 4 anos de idade. Até a última terça 6, apenas 43.472 doses da vacina haviam sido aplicadas no estado.

O Brasil é considerado um país livre da pólio desde 1994, mas com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior em países como os Estados Unidos e Israel. O Brasil continua com a meta de imunizar 95% de um total de 14,3 milhões de crianças.

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha de vacinação coincide com a imunização contra a Covid-19, que está em andamento. Segundo o Ministério, as vacinas contra Covid podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional na população a partir de 3 anos de idade.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab