RN registra um roubo de veículo a cada três horas

Números da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social apontam para 3.004 veículos roubados em 2022; Polícia Civil fiscaliza sucatas

Por Rogerio Magno em 24/01/2023 às 05:17:43
Volume de crimes foi 28% menor que em 2021, quando 4.181 veículos foram roubados - Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Volume de crimes foi 28% menor que em 2021, quando 4.181 veículos foram roubados - Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

De acordo com os dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN), mais de três mil veículos entre carros e motocicletas foram roubados em 2022 no Rio Grande do Norte — média de um caso a cada três horas. Segundo o levantamento enviado ao NOVO Notícias, os dados apontam uma diminuição no número de casos registrados se comparado ao ano anterior.

Em 2021, cerca de 4.181 veículos foram roubados. Já no ano passado, o estado registrou 3.004 veículos roubados, representando uma diminuição de 28% no número de casos. Apesar da diminuição dos números, ainda há um grande registro de casos que preocupa autoridades em segurança.

Segundo o delegado Guthemberg Leite de Medeiros, titular da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV), a maioria dos assaltos cometidos são realizados por bandidos que pretendem praticar outros crimes depois.

"Na verdade, eles roubam esses carros, para subtrair pertences dos proprietários. É a bolsa, o celular, é a feira que a pessoa deixa no banco traseiro, o computador, então, dessa forma, eles roubam os carros para subtração destes bens", disse o delegado.

O delegado Guthemberg Leite explica que a maioria dos casos que são registrados acontece principalmente em momentos de descuido dos condutores, principalmente nas chegadas e saídas de residências ou estabelecimentos comerciais. Por isso, ele alerta sobre a atenção redobrada e caso vire uma vítima de um desses crimes, que procure imediatamente uma delegacia de polícia.

"Eles geralmente atuam em grupo de dois ou três, armados ou não, que se junta pra roubar ou furtar qualquer tipo de veículo. Na verdade é o princípio da oportunidade, se eles virem uma moto ou veículo preso a uma corrente ou coisa do tipo, ele vai preferir tomar outro mais a frente, com mais facilidade. Então, eles sempre vão pela forma mais fácil e abordam geralmente as pessoas em grupo, de forma intimidadora e agressiva", explicou Guthemberg.

Mercado paralelo

Ainda segundo o delegado Guthemberg Leite, titular da DEPROV, o alto índice de roubos de veículos também pode ser atribuído principalmente ao mercado paralelo de peças. A procura pelo produto ilegal faz com que o lucro do bandido seja rápido e mais fácil. Por isso, a Polícia Civil intensificou o número de operações em estabelecimentos comerciais que possam receptar o material roubado.

"A Deprov vem realizando diversas diligências em sucatas e nessas ações verifica se tem algum motor ou vidro com a numeração de carro roubado. Então, sempre estamos fiscalizando e buscando alguma coisa que possa vir a incriminar o proprietário daquela empresa", comentou.

No final de 2022, a Polícia Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria de Tributação (SET/RN), deflagraram a 10ª fase da Operação Sucata. Ao longo das diligências, foram fiscalizados quatro estabelecimentos nas cidades de Natal e João Câmara.

A Operação Sucata, iniciada em 2019, já fiscalizou, até essa fase, 53 estabelecimentos, resultando na apreensão de 600 kg de fios de cobre furtados e na prisão de 15 suspeitos de receptação.

Os carros mais visados

A pedido do NOVO, o delegado Guthemberg Leite também listou os carros e marcas mais visados pelos criminosos. A lista dos mais roubados leva em conta apenas os números de casos no cotidiano da atividade policial, sem considerar a frota de cada veículo para gerar um ranqueamento proporcional.

Confira abaixo os carros mais visados no RN

  • FIAT
    Uno
    Strada
    Siena
  • FORD
    Ranger
    Fiesta
  • VOLKSWAGEN
    Gol
    Fox
  • CHEVROLET
    Onix
    Celta
    Cobalt?

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab