Bancos retomam consignados para beneficiários do INSS após governo subir juros para 1,97%

Por Rogerio Magno em 29/03/2023 às 12:22:09
Bancos tinham decidido suspender a concessão de empréstimos para beneficiários do INSS por causa da redução brusca da taxa de juros - Foto: Reprodução

Bancos tinham decidido suspender a concessão de empréstimos para beneficiários do INSS por causa da redução brusca da taxa de juros - Foto: Reprodução

Bancos do País anunciaram nas últimas horas a retomada da concessão de empréstimos consignados para beneficiários do INSS, após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) ter fixado o teto de juros em 1,97%.

O Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil, o Daycoval e o Banco PAN confirmaram a retomada das operações na modalidade. Além disso, o PagBank e o Pagseguro informaram que seus clientes poderão contratar os empréstimos consignados do INSS por meio de aplicativo.

A Caixa Econômica Federal, por sua vez, disse que ainda aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta do crédito, reiterando que deve ter uma taxa média de 1,87% ao mês.

Já o Itaú e o C6 ainda estão avaliando se disponibilizarão o serviço novamente.

Impasse

Na semana passada, o teto do consignado tradicional havia passado de 2,14% para 1,70% ao mês. Já nas operações com cartão de crédito consignado, os juros passam de 3,06% para 2,62% ao mês.

Os bancos brasileiros decidiram, então, suspender a concessão de novos consignados do INSS, alegando que esse patamar de juros é inviável. Na lista estavam grandes nomes do setor, como o Bradesco, Itaú Unibanco, Caixa, Banco do Brasil, Daycoval, Pagbank e PAN — mas chegaram a 95% dos bancos.

Na semana passada, em reunião com o governo, bancos ofereceram reduzir o teto dos juros de consignado para aposentados do INSS para uma faixa entre 1,99 e 2,01%. O Ministério da Previdência Social defendia que os juros ficassem na casa de 1,95% ao mês, ou um pouco abaixo. O governo insistia em um valor abaixo de 2%.

Na terça-feira, houve a decisão por estabelecer a taxa em 1,97%.

Fonte: Portal 98 FM

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab