Abertura de novos negócios no RN cai 61,1%, aponta Sebrae

Queda em novas formalizações de Microempreendedor Individual (MEI) é apontada no comparativo do primeiro semestre deste ano com os primeiros seis meses de 2022.

Por Rogerio Magno em 25/07/2023 às 08:55:53
Regularizando-se como MEI, o profissional tem direitos garantidos, como o seguro salário ABMEI ?- Foto: ABMEI/Divulgação

Regularizando-se como MEI, o profissional tem direitos garantidos, como o seguro salário ABMEI ?- Foto: ABMEI/Divulgação

Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) apontou uma redução de 61,1% no número de formalizações de novas empresas na categoria Microempreendedor Individual (MEI) no Rio Grande do Norte. O comparativo é entre o primeiro semestre deste ano com os primeiros seis meses de 2022.

De acordo com dados da Receita Federal, de janeiro a junho de 2023, foram criadas 3.962 novos negócios no estado. Enquanto isso, no mesmo período do ano anterior, o quantitativo foi de 10.195 novas empresas aberturas.

A distância entre os números fica evidente na comparação refente ao mês de junho. Neste ano, foram contabilizados novos 906 microempreendedores registrados. No mesmo mês do ano anterior, mais de 1,6 mil, o que significa uma queda de 44,3%.

Na abertura de empresas com o perfil MEI, a curva de registros tende a ser ascendente no Rio Grande do Norte, em função da facilidade e os benefícios proporcionados aos empreendedores que escolhem este modelo. Nos últimos cinco anos, a quantidade de negócios formalizados no estado praticamente duplicou, com apresentando um aumento de 97,2%.

Entretanto, segundo o gerente do Sebrae na Grande Natal, Thales Medeiros, houve um impacto de crescimento no número de formalizações de MEI em 2020 e 2021, período de pandemia, em reação ao desemprego e benefícios propostos pelo governo. Após o aumento substancial, a queda com indícios de normalização já vinha sendo notada em 2021 e 2022.

"O primeiro semestre deste ano nos sinaliza uma tendência de normalização do ritmo de abertura de negócios por oportunidade semelhante ao período pré-pandemia", argumentou.

Com carga tributária menor em comparação com as demais categorias, o modelo de Microempreendedor Individual (MEI) tem se tornado uma alternativa de porta de entrada para os brasileiros no mundo dos negócios.

Fonte: g1. RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab