Onda de calor: RN não deve sofrer tanto os efeitos do fenômeno. Entenda

A avaliação foi feita nesta terça-feira (19) pelo chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot

Por Rogerio Magno em 19/09/2023 às 20:37:22
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A onda de calor anunciada para todo o Brasil esta semana não deve ter tanto efeito sobre o RN. A avaliação foi feita nesta terça-feira (19) pelo chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot.

"Eu estou acompanhando essas essas previsões que estão sendo feitas para essa semana. É a semana em que há vai haver a mudança da estação, vão sair do outono vamos entrar na primavera. Aí tem essas variações. E o El Niño colabora um pouco, faz com que haja essas informações de bloqueio, essas altas pressões, esses sistemas de aquecimento", comentou.

E explicou: "Aquilo que nós observamos vai ser mais na parte do sudeste e interior do Brasil, pegando as regiões centro-oeste, as regiões da Amazônia, lá o sul da região da Amazônica e essa faixa do sul-norte, a parte leste aqui do Nordeste. No interior já é quente, a temperatura vai continuar acima dos seus 35, 36 graus na região do oeste do estado. Mas aqui no litoral não teremos variações de temperaturas fora do normal. As temperaturas vão ficar variando entre 29 a 30 graus aqui no litoral. Em algum momento a tarde aí, com vento, mas nada que possa alterar, a previsão é mais pra região central do Brasil".

O comentário de Gilmar Bistrot se refere ao alerta que foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) uma onda de calor e baixa umidade que incluiu o RN. O alerta está valendo desde a tarde desta terça-feira até as 23h da próxima quinta-feira (24). De acordo com o Inmet, o alerta de onda de calor está valendo para 42 cidades do RN. Caso confirmada a onda de calor no RN, há "leve risco à saúde". A previsão é que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias.

A previsão era que no Brasil alguns locais registrassem temperaturas de até 40ºC. em várias regiões do Brasil. Para situações de baixa umidade há uma série de cuidados que podem ser tomados para amenizar os efeitos do clima. Confira alguns:

  • Beba bastante líquido
  • Atividades físicas não são recomendadas
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente

Além do forte calor, temporais também devem atingir áreas da região Sul nos próximos dias, segundo o Inmet. "Uma frente estacionária irá influenciar o tempo em parte do Rio Grande do Sul", estima o órgão. Também nos próximos dias, um bloqueio atmosférico e uma intensa massa de ar quente vai ganhar força, provocando temperaturas elevadas, pelo menos, até o próximo fim de semana em grande parte do Brasil, incluindo áreas da região Sul, desde o Paraná, passando por Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab