Fátima admite a possibilidade de não concorrer ao Senado em 2026

Gestora admite publicamente, pela primeira vez, que pode ficar fora da disputa eleitoral e concluir segundo mandato

Por Rogerio Magno em 26/09/2023 às 09:51:18
Governadora Fátima Bezerra concedeu entrevista à jornalista Thaisa Galvão, onde abordou diversos temas da política potiguar e nacional - Foto: Paulo Suassuna

Governadora Fátima Bezerra concedeu entrevista à jornalista Thaisa Galvão, onde abordou diversos temas da política potiguar e nacional - Foto: Paulo Suassuna

A governadora Fátima Bezerra (PT) admitiu a possibilidade de não disputar cargo eletivo nas eleições gerais de 2026 e de concluir seu mandato à frente do Rio Grande do Norte. A afirmação foi feita na noite desta segunda-feira (25), em entrevista à jornalista Thaísa Galvão no Falei Podcast, quando a gestora afirmou, pela primeira vez em público, que pode não ser candidata ao Senado em 2026. O assunto teria sido tratado com pessoas de seu círculo próximo e um dos motivos seria o cansaço físico e mental e o forte estresse emocional. Ela já havia conversado sobre essa possibilidade com algumas pessoas próximas.

Fátima ainda elogiou e destacou a parceria com o vice-governador Walter Alves (MDB) e com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), seus principais aliados na gestão estadual.

Ao admitir que pode não concorrer no pleito de 2026, Fátima Bezerra disse não ter compromissos ou motivos para isso. No entanto, deixou escapar que tem se sentido cansada em alguns momentos com o peso da administração estadual, relembrando as graves situações fiscal, financeira e orçamentária em que o Rio Grande do Norte se encontrava quando ela assumiu o primeiro mandato, em 2018.

A gestora disse que mesmo que não concorra em 2026 e fique sem mandato eletivo, ela não ficará fora da política partidária e que encontrará alguma coisa para fazer, pois pretende contribuir com o desenvolvimento do Estado e do país. Entre as possibilidades cogitadas nos bastidores políticos, estão uma possível coordenação da campanha de reeleição do presidente Lula (PT) no Nordeste e que ela pode assumir um ministério (possivelmente o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) ou algum cargo público no governo federal, em um eventual segundo mandato do líder petista. Ou antes disso.

Durante a primeira visita de Lula ao RN após assumir o terceiro mandato presidencial, no município de Luís Gomes em 1º de setembro passado, Fátima Bezerra falou, em seu discurso, que ficaria até o final com Lula. Na ocasião, ela afirmou: "Junto com o presidente Lula, vamos reconstruir o país e fazer um Rio Grande do Norte maior e melhor para todas as pessoas".

Parceria com Walter Alves e Ezequiel Ferreira

Durante a entrevista à jornalista Thaísa Galvão nesta segunda, a governadora Fátima Bezerra elogiou e enalteceu dois de seus principais aliados no Rio Grande do Norte: o vice-governador Walter Alves e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira.

Sobre Walter, a gestora destacou sua honestidade, proatividade e colaboração para o desenvolvimento das ações e atividades do governo estadual. Fátima afirmou estar muito satisfeita em ter o emedebista ao seu lado, sempre destacando as qualidades deste como gestor e parceiro de governo.

Ao falar sobre Ezequiel, Fátima exaltou a forte parceria que ambos firmaram desde o segundo turno das eleições gerais de 2018, quando ambos iniciaram a aliança político eleitoral de sucesso que segue firme até os dias atuais, seja nas campanhas eleitorais ou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Natália Bonavides e Eudiane Macedo

A governadora Fátima Bezerra falou também sobre a pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Natal, com a deputada federal Natália Bonavides, anunciada ainda no início do ano.

Segundo Fátima, o apoio da legenda será integral à parlamentar, já que há a expectativa da sigla ter o comando da maior cidade do Estado. Para a petista, caso a deputada vença a disputa, será a primeira vez que o PT terá representação nos três níveis da administração pública: federal com o presidente Lula, estadual com Fátima e a Prefeitura da Capital com Natália.

Já sobre a deputada Eudiane Macedo (PV), Fátima afirmou que a parlamentar sempre foi e é uma aliada política muito importante e que espera que haja um entendimento entre Eudiane e Natália sobre quem será a pré-candidatura da Federação PCdoB, PT e PV.

Apoio a Eraldo paiva

A governadora garantiu que apoiará a pré-candidatura à reeleição do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), por ele integrar seu grupo político no município. E afirmou também acreditar no entendimento e na união entre o gestor municipal e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado (PSD), que pode vir a se candidatar nas eleições de 2024.

Álvaro dias

Questionada ainda sobre o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), a gestora petista disse que este "escolheu o caminho dele".

Jean paul prates

Fátima Bezerra falou também sobre o presidente da Petrobras, o ex-senador Jean Paul Prates, a quem classificou como um aliado importante e um "nome muito bom". A gestora confirmou que mantem contato com Prates.

Fonte: Portal Diário do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab