Governo do Estado se instala em Mossoró a partir de hoje

Governadora Fátima Bezerra cumprirá agenda intensa, inclusive na área de recursos hídricos

Por Rogerio Magno em 27/09/2023 às 06:16:18
Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

A partir desta quarta-feira (27), o Governo do Estado terá uma nova sede. Até a próxima sexta-feira (29) o Rio Grande do Norte será governado a partir do município de Mossoró, em homenagem aos 140 da abolição da escravatura na capital do Oeste. A governadora Fátima Bezerra e parte do secretariado estarão no município e o evento de instalação irá ocorrer às 18h da quarta-feira (27), na reitoria da Universidade Estadual da RN, a UERN. A última vez que isso tinha ocorrido foi em 2021.

A ideia é descentralizar a administração estadual, aproximando-a ainda mais da população de Mossoró e municípios vizinhos. O primeiro compromisso oficial ocorre logo após a cerimônia de transferência: uma reunião com a gestão superior da Uern.

Entre as agendas previstas, na quinta-feira (29) haverá a entrega de um poço artesiano movido a energia solar no assentamento Maisa Agrovila Olga Benali e, na sexta-feira (29), a assinatura de transferência da administração do aeroporto Dix-Sept Rosado para a Infraero.

Outras agendas irão acontecer nas áreas de segurança pública, recursos hídricos, cultura e assistência social.

140 anos de abolição da escravatura em Mossoró

A abolição da escravidão em Mossoró ocorreu em 30 de setembro de 1883, cerca de cinco anos antes da Lei Áurea, que aboliu a escravidão em todo o país em 13 de maio de 1888.

Um dos principais fatores que levaram à antecipação da abolição em Mossoró foi a forte presença de abolicionistas na região, incluindo líderes políticos, intelectuais e membros da sociedade civil. Eles promoveram campanhas e debates sobre a necessidade de acabar com a escravidão e conseguiram conquistar o apoio de muitos moradores da cidade.

A abolição da escravidão em Mossoró, embora tenha ocorrido antes da Lei Áurea, foi uma vitória local e não representou o fim da escravidão em todo o país. No entanto, esse evento é um exemplo importante da luta pela liberdade em diferentes partes do Brasil durante o século XIX.


Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab