UERN comemora 55 anos de avanços na educação do RN

A Instituição segue avançando nos pleitos como autonomia plena e a Assembleia Universitária aconteceu no Teatro Municipal de Mossoró

Por Rogerio Magno em 29/09/2023 às 14:06:09
Foto: Raiane Miranda - Assecom

Foto: Raiane Miranda - Assecom

Como parte das comemorações dos 55 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra participou da Assembleia Universitária da UERN na tarde desta quinta-feira (28). Considerado o momento ápice das comemorações, a solenidade abordou pautas fundamentais para o avanço da Educação na região Oeste e no Estado do Rio Grande do Norte e homenageou profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Toda a cerimônia teve tradução para Libras.

Com o tema "A Universidade também é sua", a cerimônia teve seu primeiro momento anunciando o recredenciamento institucional da Uern. Na ocasião, foram prestadas homenagens a personalidades escolhidas pelo Conselho Universitário (Consuni) e também a Medalha da Abolição, concedida pela Uern.

Receberam a medalha da Abolição a professora Maria das Neves, reitora na década de 1990; Zilene de Carvalho, diretora da TCM Telecom, pelo reconhecimento no avanço da comunicação; Maria do Socorro de Oliveira, esposa do professor Felipe Caetano Oliveira in memoriam, que contribuiu para a cena cultural de Mossoró,

Professores homenageados com títulos honoríficos: Sara Couto, recebeu o mérito administrativo; a professora emérita Vera Lopes, docente aposentada, contribuiu para a área da inclusão, a homenageada professora Honoris Causa, referência da cultura mundial, a atriz Tony Silva pela contribuição no Teatro e na cultura do Estado e do País e a doutora Honoris Causa Helena Nader, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências.

A Orquestra Filarmônica Pauferrense Antônio de Holanda Cavalcanti abriu a cerimônia sob a batuta do maestro Leandro de Oliveira, que atua nos muros da Universidade com a comunidade.

A governadora Fátima Bezerra, Chanceler da Universidade do Estado do RN, ficou emocionada ao lembrar de todos os avanços da instituição. Em 2019, durante a instalação oficial do Governo do Estado em Mossoró, a governadora teve a honra de ser escolhida pela instituição para receber o título de doutora Honoris Causa.

"É um momento de emoção e alegria renovada, na condição de governadora, professora e chanceler da nossa UERN, estar aqui compartilhando desse momento importante, que é a assembleia geral, quando celebramos mais de cinco décadas de uma contribuição tão relevante, tão imprescindível que a universidade tem dado ao desenvolvimento do nosso Estado", destacou a governadora. Fátima Bezerra ressaltou as conquistas do governo com a UERN, começando pela democracia plena, com o fim da lista tríplice para reitor e a garantia da estabilidade da instituição.

A reitora Cicilia Maia ressaltou a importância dos avanços da Uern com o apoio do governo do Estado. "Nossa missão transcende barreiras físicas chegando em várias regiões do Estado, do país e do mundo. São vidas transformadas. Somos referência em várias frentes, principalmente na inclusão de pessoas portadoras de deficiência. E a governadora Fátima Bezerra, nossa chanceler, é um farol para nosso avanço cada vez mais. É unânime o carinho que temos pela senhora. Somos agradecimento por tudo o que fez e faz pela educação".

Autonomia

"Um sonho de gerações que foi a autonomia financeira plena, o plano de cargos carreiras e salários e agora está a caminho a realização de um novo concurso", ressaltou em seu discurso Fátima Bezerra. Além de reconhecer também a participação dessa luta da professora reitora Cicília Maia, do vice-reitor Francisco Dantas de Medeiros Neto, dos docentes e dos estudantes.

Atualmente a UERN leva formação acadêmica e humana de qualidade através de seus seis campi, nas cidades de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros e contribui de forma significativa para o desenvolvimento do Estado.

Ações recentes para melhoria da Universidade foram executadas pelo Governo do Estado, como a reforma do prédio do Campus em Natal na Zona Norte em 2022, a lei dos planos de cargos, carreiras e remuneração dos servidores (PCCRs), uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica.

"Quero afirmar e reafirmar o nosso compromisso para fazer com que a UERN continue crescendo cada vez mais, cumprindo com a sua vocação, com seu papel de democratizar o acesso ao ensino superior e trazendo essa contribuição inestimável para a promoção do desenvolvimento com cidadania e inclusão social", finalizou a governadora.

Estiveram presentes na cerimônia; Maria do Socorro Batista, secretária do Estado da Educação e professora Emérita da Uern; Lyane Ramalho (Sesap); Gustavo Coelho (Infraestrutura); Pedro Lopes (SEAD); Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró; Francisco Dantas de Medeiros Neto, vice-reitor; Fernando Mineiro, deputado federal; Isolda Dantas, deputada estadual; Aécio Cândido de Souza ex-reitor, representando a Câmara Municipal de Mossoró. Stephanie Silva, representando a União Geral dos Estudantes; Araújo Neto representando os docentes; Francisco Melo, presidente dos técnicos da Uern; reitora Sirlene Santos, representando o campus de Caicó; chefes de departamento da Uern; Lu Vieira, presidente da União Estadual dos Estudantes; professor doutor Roberto Vieira, vice-reitor da Universidade do Semiarido; Érico Pinheiro, diretor geral da parte técnica da instituição.

Fonte: Portal Diário do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab