RN recebe sinal verde para exportação de mamão para o Chile

O Rio Grande do Norte já possui acordos firmados para exportação de outros frutos para, pelo menos, mais dez destinos diferentes

Por Rogerio Magno em 10/10/2023 às 14:53:25
Foto: Divulgação/Idiarn

Foto: Divulgação/Idiarn

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte recebeu sinal verde do governo chileno, com o parecer favorável para exportação de frutos frescos de mamão (Carica papaya) produzidos em solo potiguar.

O trabalho desenvolvido é realizado em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura – SFA/Ministério da Agricultura – MAPA e as exigências fitossanitárias chilenas foram aprovadas por meio da Resolución Exenta n? 5759/2023.

O Ministério da Agricultura apresentou orientações para a execução do acordo fitossanitário com o Chile com Procedimentos para o cumprimento dos requisitos para exportação de frutos de mamão, principalmente quanto ao monitoramento das moscas das frutas (Anastrepha fraterculus, Bactrocera carambolae e Ceratitis capitata), que serão executadas pelos produtores/exportadores interessados, fiscalizadas pelo IDIARN e supervisionada pela SFA-RN.

O Diretor-geral do IDIARN, Mário Manso, falou sobre o novo acerto firmado:

"É uma alegria para a gente, o RN já tem outros acordos firmados com o Chile e agora fechamos também a exportação de mamão. É gratificante não só para nós, mas também para toda a equipe técnica do órgão, além de toda a cadeia de fruticultura do estado. Em breve teremos a primeira carga de mamão papaya indo para o território chileno".

O Rio Grande do Norte já possui acordos para exportação de outros frutos firmados com União Europeia, China, Chile, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Portugal, Dubai, Itália, Egito, entre outros.

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab