Operação conjunta da Receita Federal e a PolĂ­cia Civil apreende na capital potiguar uma tonelada de brinquedos falsificados

Operação deflagrada no bairro do Alecrim na manhã terça-feira estima que valor de mercadoria apreendida totaliza R$ 1 milhão

Por Rogerio Magno em 10/10/2023 às 22:46:17
Brinquedos - Foto: Divulgação

Brinquedos - Foto: Divulgação

Cerca de R$ 1 milhão em brinquedos foi apreendido em trĂȘs lojas localizadas no bairro do Alecrim, em Natal (RN), na manhã desta terça-feira (10), durante uma fiscalização da Receita Federal. A ação começou por volta das 10h e foi realizada em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A operação visou combater a pirataria e o contrabando, no caso, brinquedos importados irregularmente. A estimativa é que aproximadamente uma tonelada em mercadoria foi apreendida na operação.

De acordo com a Receita Federal, os brinquedos apreendidos são falsificados e precisam ser retirados do comércio pois, além de não ser paga a tributação devida por eles, ainda podem causar danos à saúde das crianças. Devido à proximidade do Dia das Crianças, a operação foi deflagrada para apreensão desses brinquedos e para conscientizar a população com relação aos riscos que esses brinquedos podem trazer para as crianças, pois eles podem conter partes que se soltam e podem ser feitos de material nocivo à saúde. Estes produtos geralmente são imitações de marcas famosas, mas muitos deles sequer passam pelas certificações do Inmetro. Destaca-se que os brinquedos falsos também prejudicam a economia brasileira. Além de serem trazidos de forma irregular, ainda hĂĄ a questão da concorrĂȘncia desleal, visto que muitas vezes esses comerciantes sequer pagam tributos devido a origem irregular das mercadorias, prejudicando outros comerciantes que atuam dentro da Lei.

Em operações como a realizada nesta terça, os brinquedos são retirados de circulação e as lojas recebem um auto de infração. Confirmada a falsificação dos produtos, eles são destruídos. O comerciante, por sua vez, fica sujeito a uma investigação criminal. JĂĄ o estabelecimento não é afetado, podendo continuar funcionando normalmente.

Fonte: Portal DiĂĄrio do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab