Eleições 2024: Rafael se alia a Álvaro, mas não confirma rompimento com Fátima

Uma das teorias que circulou nos bastidores da política local é que aliança com Republicanos foi por não apoio do PT em 2022

Por Rogerio Magno em 24/10/2023 às 10:36:50
Rafael enfatizou aliança com Álvaro no Instagram na última quinta (19); PSB e PT não confirmam rompimento entre ex-deputado federal e grupo político da governadora Fátima - Foto: Reprodução

Rafael enfatizou aliança com Álvaro no Instagram na última quinta (19); PSB e PT não confirmam rompimento entre ex-deputado federal e grupo político da governadora Fátima - Foto: Reprodução

A aliança política entre o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) e o ex-deputado federal Rafael Motta (Republicanos), anunciada com foto e dedicatória em uma rede social deste na última quinta-feira (19), rendeu diversas teorias nos bastidores da política norte-rio-grandense durante este fim de semana. Após o impacto inicial, as principais "notícias" ligavam a nova aliança político-eleitoral a um eventual rompimento entre Rafael, presidente do PSB no Estado, e o grupo político da governadora Fátima Bezerra (PT) após esta não ter o apoiado na disputa pelo Senado nas eleições de 2022.

Questionado sobre a veracidade de tais informações, o secretário-chefe da Casa Civil do RN, Raimundo Alves, afirmou que "até o momento não recebemos nenhum comunicado por parte do PSB. Mas, evidentemente, em algum momento o PSB fará a sua opção política e, certamente, comunicará ao governo. No entanto, até agora, só vimos o que está nas redes sociais e circulando na imprensa do Estado".

Raimundo disse ainda que prefere não avaliar a união entre o PSB e o Republicanos e que aguardará o pronunciamento de Rafael Motta sobre sua situação política para, somente após isso, falar algo. "Prefiro não avaliar, até porque a política é que vai posicionar. E somente faço avaliação sobre fatos concretos", afirmou, acrescentando que, por ora, nenhum integrante do Partido dos Trabalhadores no RN se pronunciou sobre o fato.

O vice-presidente estadual PSB, Manassés Duarte, não confirmou o rompimento entre o partido e o PT e afirmou que PSB e Republicanos querem andar juntos em 2024, mas ainda não há nada definido. "Rompimento? Não seria do PSD, que vai lançar candidato em Natal e São Gonçalo do Amarante contra o PT? O PSB e o Republicanos sinalizaram que querem estar juntos próximo ano, mas não foi definido como nem ao lado de quem", garantiu.

POSTAGEM
"O entendimento nacional entre o nosso PSB e o Republicanos também terá repercussão no RN nas eleições de 2024. Essa parceria já está feita em Natal, onde caminharemos juntos, e acontecerá também em vários municípios potiguares. Política é um processo construtivo. Eu e Álvaro Dias queremos fortalecer os partidos e somar esforços", escreveu Rafael Motta em seu Instagram, na última quinta.

Sobre a postagem do novo aliado, o prefeito afirmou que ambos caminharão juntos. "Inclusive com o compromisso de Rafael Motta de apoiar o nosso candidato a prefeito de Natal quem quer que seja. Deixou a nosso cargo a decisão de escolher e definir um candidato e que o PSB apoiará. Ele apoiará qualquer que seja o candidato do Republicanos, pode ser um filiado ao nosso partido, ao PDT, ao PSB, qualquer um terá o apoio de Rafael Motta e do PSB", disse, em entrevista à 98 FM na última quinta.

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab