Enem 2023 trouxe questões sobre Caicó e a cavalgada de Santana

Questão de número 67 ambientava o aluno na cavalgada que ocorre anualmente na festa de Santanna de Caicó. A pergunta era sobre mudanças culturais que o texto mencionava

Por Rogerio Magno em 06/11/2023 às 07:31:29
Prova de número 67 do primeiro dia de Enem 2023

Prova de número 67 do primeiro dia de Enem 2023

A cidade de Caicó foi cenário de uma questão do Enem 2023. De número 67, a abordagem do Enem 2023 relatou o cenário da cavalgada de Santanna, evento que acontece todos os anos durante os festejos da padroeira da cidade, a Senhora Sant"Ana.

A festa é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como patrimônio imaterial do Brasil e foi de lá, dos registros do órgão, que a questão foi elaborada.

Confira:

A Cavalgada de Sant"Ana é uma expressão da devoção dos vaqueiros à padroeira de Caicó (RN).

Nas décadas de 1950 a 1970, esse evento, então denominado Cavalaria, era celebrado pelas pessoas que residiam na zona rural do município de Caicó. Essas pessoas usavam os animais (jegue, mulas e cavalos) como único meio de transporte, sobretudo para se dirigirem à cidade nos dias de feira, trazendo seus produtos para comercializarem.

Estando em Caicó no período da Festa de Sant"Ana, esses agricultores, se organizavam em cavalgadas até o pátio da Catedral de Sant"Ana para louvar a santa e receber a bênção para seus animais.

Por volta da década de 1970, com a chegada do automóvel à zona rural do município essa expressão cultural foi extinta. O meio de transporte utilizando os animais foi substituído por carros, sobretudo caminhonetes e caminhões, que transportavam os camponeses para a cidade em dias de feiras e festas.

Desde 2002, um grupo de caicoenses retomou essa expressão cultural e, em conjunto com a associação dos vaqueiros, realiza no primeiro domingo da Festa, a Cavalgada de SantAna. O evento, além de contar com a participação dos cavaleiros que residem nas zonas rurais, atrai também pessoas que residem em cidades vizinhas e amantes das vaquejadas.

As mudanças culturais mencionadas no texto caracterizam-se pela presença de:

b) Argumentos teológicos e históricos em consequência de uma ordem papal.

c) Fundamentos estéticos e etnográficos em função de uma cerimônia clerical.

d) Práticas corporais e esportivas em decorrência de uma imposição eclesiástica.

e) Discursos filosóficos e antropológicos em resultado de uma determinação paroquial.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab