Em 10 meses, ações federais já tiraram 470 mil potiguares da linha de pobreza

A campanha "Brasil no Rumo Certo" garantiu renda básica às famílias em situação de pobreza, políticas públicas integradas fortalecem o acesso a direitos básicos como saúde, educação e assistência social

Por Rogerio Magno em 07/11/2023 às 11:52:46
No estado, são 515 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. - Fot

No estado, são 515 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. - Fot

Com dez meses de trabalho intenso, o Governo Federal conseguiu reconstruir as bases sólidas para o desenvolvimento social, com segurança e qualidade de vida às famílias brasileiras. Várias iniciativas e programas foram implementados ou recompostos, para reverter o processo de destruição da máquina pública, colocado em prática pelo governo passado — e os resultados positivos alcançados apontam que o Brasil está no rumo certo.

Um campanha do Governo Federal, intitulada "Brasil no Rumo Certo" será veiculada este mês na televisão e nas redes sociais, apresentando aos potiguares o impacto das ações do governo, que já representam crescimento econômico e inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

No estado, são 515 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. Em outubro, o Rio Grande do Norte contou com um repasse de 347,2 milhões, apoiando famílias em todas as 167 cidades do estado. A capital Natal é onde mora o maior número: 80,9 mil famílias.

Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. Com o conjunto de ações do governo brasileiro, já são 470,9 mil potiguares fora da linha de pobreza.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Na área da Saúde, até outubro, foram alocados no Rio Grande do Norte mais 218 médicos no âmbito do programa Mais Médicos (PMM). Com o reforço, a rede de atenção do estado passa a contar com 489 profissionais, podendo atender até 1,7 milhão de pessoas.

O Brasil Sorridente, política nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, também tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Em agosto, 892 equipes estavam em atuação no Piauí.

Os serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o programa conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Governo Federal repassou R$ 54,8 milhões até agosto ao Rio Grande do Norte. Os recursos melhoraram a qualidade das refeições servidas a 628,5 mil alunos, de 2,7 mil escolas do estado.

O PNAE atende alunos de toda a rede pública da educação básica (infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e com a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta de refeições e de ações de educação alimentar e nutricional.

MAIS EMPREGOS

No Rio Grande do Norte, o estoque de empregos com carteira assinada alcançou, em setembro, 477.906 postos de trabalho. Apenas nos primeiros nove meses de 2023, o saldo piauiense cresceu com 19,5 mil novas vagas. Todos os cinco grupos de atividade econômica (serviços, construção, indústria, comércio e agropecuária) registraram saldo positivo no ano.

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab