Entenda o estudo

IFGF
Com base em dados oficiais, o IFGF avalia as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.

66 cidades do RN estão com o IFGF abaixo de 0,4, situação considerada crítica. Isso representa 41,7% do total de prefeituras avaliadas

Autonomia
Verifica se as receitas oriundas da atividade econômica do município suprem os custos para manter a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.

140 cidades do Rio Grande do Norte estão abaixo de 0.4 em autonomia, situação considerada crítica. Isso representa 89,2% das cidades avaliadas

Gastos com pessoal
Mostra quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida.

51 cidades do RN estão em situação crítica com relação a gastos com pessoal. Isso representa, com base na quantidade de cidades avaliadas, que 35,2% das prefeituras do RN estão em situação crítica com relação a gastos com pessoal.

Liquidez
Verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.

18 cidades do Rio Grande do Norte estão em situação crítica com relação à liquidez. Isso representa 11,3% das cidades avaliadas pela Firjan

Investimentos
Mede a parcela da Receita Total dos municípios destinada aos investimentos.

68 cidades do Rio Grande do Norte estão em situação crítica com relação a investimentos. Isso representa 43% das prefeituras avaliadas.

Fonte: IFGF Firjan

Os melhores e os piores IFGFs do RN

15 melhores IFGF do RN

Alto do Rodrigues
Jandaíra
Serra do Mel
Lajes
Santa Cruz
Baía Formosa
Lucrécia
Mossoró
Serra Negra do Norte
Serra Caiada
Acari
São Gonçalo do Amarante
Messias Targino
Portalegre
Macaíba

15 piores IFGF do RN

Riachuelo
Serrinha
Santa Maria
Severiano Melo
Triunfo Potiguar
São Miguel
Barcelona
Doutor Severiano
Brejinho
Equador
Florânia
Lagoa Salgada
Baraúna
Rio do Fogo
Senador Elói de Souza