Vereadora Edileuza Palhares alerta homens angicanos sobre a importância da Campanha Novembro Azul

Por Rogerio Magno em 29/11/2023 às 09:24:48
Foto cedida

Foto cedida

O mês de novembro é conhecido como "Novembro Azul", uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

A Vereadora angicana Edileuza Palhares, uma grande defensora da saúde pública dos angicanos há décadas, atenta à importância desse assunto, está alertando os homens das zonas urbana e rural do município de Angicos sobre a importância de realizar o exame preventivo, como forma de diagnóstico precoce e aumento das chances de cura.

O exame de toque retal e o exame de sangue PSA são os métodos mais utilizados para detectar precocemente alterações na próstata, como o câncer. Ambos os exames são simples, indolores e rápidos, e podem salvar vidas.

É fundamental que os homens, a partir dos 40 anos, ou a partir dos 35 anos em caso de histórico familiar de câncer de próstata, façam os exames preventivos regularmente. Essa prática permite identificar a doença em estágios iniciais, quando as chances de tratamento e cura são maiores.

Além disso, é importante desmistificar o tabu em torno do exame de toque retal, já que ele é crucial para identificar possíveis alterações na próstata. Esse exame é rápido e, quando feito por um profissional capacitado, não causa dor ou desconforto significativo.

A Vereadora Edileuza ressalta que a prevenção é sempre a melhor opção e que o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida do paciente. Portanto, ele incentiva os homens a se informarem sobre o assunto, eliminarem preconceitos e realizarem os exames preventivos regularmente.

"Temos percebido que a Secretaria de Saúde de Angicos tem proporcionado os exames de forma gratuita e rápida aos homens, tornando mais fácil a detecção precoce de doenças benignas ou malignas na próstata", disse Edileuza Palhares, que encerra o seu texto de alerta com uma importante mensagem aos homens angicanos: Neste Novembro Azul, que seja dada a devida importância à saúde masculina e à prevenção do câncer de próstata.

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab