ONU contabiliza 297 mortes em abrigos desde início da guerra em Gaza

Números do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários abrangem o período que vai desde o início da guerra entre Israel e Hamas, no dia 7 de outubro

Por Rogerio Magno em 19/12/2023 às 07:13:05
Soldados israelenses na Faixa de Gaza 18/12/2023 Divulgação via REUTERS

Soldados israelenses na Faixa de Gaza 18/12/2023 Divulgação via REUTERS

Até o último sábado, pelo menos 297 pessoas deslocadas em Gaza foram mortas desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, de acordo com uma declaração do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha).

O número corresponde à pessoas estavam abrigados em instalações administradas pela Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).

Outros 1.032 palestinos deslocados que se refugiavam nesses abrigos também ficaram feridos, segundo o comunicado da Ocha, acrescentando que as escolas da UNRWA na faixa também foram danificadas.

"Setenta das escolas danificadas são da UNRWA, com pelo menos 56 servindo como abrigos para deslocados internos [pessoas deslocadas internamente]"; a declaração aponta. "Várias escolas, incluindo escolas da UNRWA, foram diretamente atingidas por ataques aéreos israelenses ou por bombardeios de tanques."

No geral, cerca de 1,9 milhão de palestinos, que constituem mais de 85% da população de Gaza, foram deslocados através da faixa desde 7 de outubro, de acordo com a UNRWA . A maioria deles, cerca de 1,4 milhão de pessoas, está abrigada em instalações da organização.

Em Rafah

A área mais ao sul de Gaza tornou-se agora a região mais densamente povoada do enclave, com uma densidade de 12.000 pessoas por quilômetro quadrado, após a chegada de dezenas de milhares de pessoas deslocadas em busca de segurança desde 3 de dezembro, disse o Ocha.


Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab