PolĂ­cia Civil do RN desvenda assassinato do prefeito NenĂ©m Borges, de São JosĂ© do Campestre

As forças de segurança do estado detalham a investigação do assassinato do prefeito de São JosĂ© de Campestre, Joseilson Borges da Costa, popularmente conhecido como NenĂ©m Borges.

Por Rogerio Magno em 26/12/2023 às 12:57:21
Foto: TV Ponta Negra

Foto: TV Ponta Negra

O prefeito de São José de Campestre (RN) foi assassinado por um lĂ­der de facção criminosa interestadual. A informação foi divulgada pela PolĂ­cia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Segurança PĂșblica e da Defesa Social (SESED) em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26).

O assassinato do prefeito Neném Borges, em abril deste ano, foi motivado pelo apoio do polĂ­tico às forças policiais do estado no combate a uma facção criminosa que atua no municĂ­pio de São José do Campestre, no Agreste potiguar. A informação foi divulgada pela PolĂ­cia Civil do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (26).

A Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que segue foragido. A identidade dele não foi divulgada, segundo a polĂ­cia, porque o processo segue em segredo de justiça.

Segundo a polĂ­cia, o autor do crime é chefe local uma facção criminosa interestadual e teria decidido matar o prefeito por causa do apoio institucional de Neném Borges às ações policiais na cidade.

O delegado Wellington Guedes, responsĂĄvel pelas investigações, afirmou que o mentor e executor do crime atribuĂ­a ao prefeito operações que vinham sendo realizadas contra o grupo.

"Houve um fato relevante que 15 dias antes da execução do prefeito, a PolĂ­cia Civil deflagrou uma operação em que foram apreendidos um colete balĂ­stico e uma arma de fogo desse suspeito, que teria sido usada em outro homicĂ­dio", afirmou o delegado.

Segundo o delegado, foram colhidos depoimentos que apontam que o criminoso jĂĄ havia falado que iria matar o prefeito.

"Existem depoimentos afirmando que ele havia dito que iria matar o prefeito, porque o prefeito estava pedindo a cabeça dele numa bandeja. Ou seja, para o suspeito, ele entendia que de fato o prefeito apoiava as forças de segurança pĂșblica de modo institucional, para que a cidade mantivesse a ordem e a tranquilidade",

"O que apuramos de forma técnica, o que foi demonstrado nos autos, é que ele criou uma rixa pessoal com o prefeito Neném Borges, porque o prefeito demonstrava publicamente que apoiava as forças de segurança e sempre se colocou à disposição para que possĂ­veis estruturas da prefeitura fossem utilizadas para o enfrentamento do crime organizado", completou.

Ainda de acordo com os investigadores, o suspeito jĂĄ respondeu por vĂĄrios crimes e agiu com "profissionalismo" na execução, pelo que pôde ser observado nas imagens gravadas por câmeras de segurança instaladas na casa do prefeito.

O crime

O prefeito de São José do Campestre, cidade distante cerca de 100 km de Natal, foi morto a tiros dentro de casa, no fim da noite de uma terça-feira, no dia 18 de abril de 2023.

Joseilson Borges da Costa, de 43 anos, mais conhecido como Nenem Borges, levou trĂȘs tiros no rosto.

Segundo a polĂ­cia, o crime aconteceu por volta das 23h. O autor do crime teria pulado o muro de uma escola abandonada, passou por um beco e entrou na casa do prefeito pelo portão, que estava aberto. Neném Borges estava deitado no sofĂĄ de casa.

Outros familiares também estavam no imóvel, mas não foram atingidos pelos tiros. O criminoso conseguiu fugir. Segundo a polĂ­cia, as balas usadas no crime foram de calibre 38.

Sobre o prefeito

Nenem Borges era agricultor e faria 44 anos no dia 1Âș de maio. Ele deixou esposa e dois filhos. O prefeito estava no seu segundo mandado no Poder Executivo, após ser reeleito pelo MDB, em 2020.

Ele havia assumido a prefeitura pela primeira vez em 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, por causa da cassação dos mandatos da prefeita e da vice-prefeita da cidade, Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges.

A cidade de São José do Campestre fica na região do Agreste potiguar e tem uma população estimada em 11 mil habitantes, segundo o Ășltimo Censo do IBGE.

Fonte: g1. RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab