Após ano mais quente já registrado, mundo entra em 2024 com grande preocupação sobre clima extremo

Eventos climáticos extremos de 2023 não são únicos - mas um sinal do que está por vir

Por Rogerio Magno em 02/01/2024 às 08:08:16
Incêndio que atingiu Maui, no Havaí, em agosto REUTERS/Mike Blake

Incêndio que atingiu Maui, no Havaí, em agosto REUTERS/Mike Blake

No ano mais quente já registrado, as impressões digitais de uma mudança climática em um mundo em aquecimento ocorreram em dezenas de eventos climáticos extremos.

Não haveria tempo sem calor; calor é energia, e o clima é uma expressão dessa energia, de uma atmosfera tentando se equilibrar.

Mas demasiado calor no sistema aumenta os limites do que é possível no clima e o empurra para os extremos.

Portanto, talvez não seja nenhuma surpresa que o calor recorde deste ano tenha sido uma "linha direta" em muitos dos eventos climáticos mais brutais de 2023, disse Kristina Dahl, cientista climática da União de Cientistas Interessados, à CNN.

"As mudanças climáticas influenciam o nosso clima na Terra todos os dias", disse Dahl. "Na minha opinião, o ônus da prova agora é mostrar que as alterações climáticas não influenciaram um evento, porque influenciam claramente tudo o que nos rodeia."

Os eventos climáticos extremos deste ano não são únicos – mas um sinal do que está por vir.

"Estes tipos de eventos continuarão se tornando mais frequentes e mais graves se continuarmos aquecendo o planeta", explicou Dahl.

Estes são apenas alguns dos exemplos mais notáveis ??de 2023 de como pode ser o clima extremo de um planeta em aquecimento.

Intensificação rápida fora do comum

O calor recorde não estava apenas no ar, mas também nos oceanos, que absorvem a maior parte do excesso de calor da Terra.

"As temperaturas da superfície do mar estavam muito mais altas do que em qualquer ano anterior já registrado", citou Dahl.

A água quente atua como alimento para tempestades, e a água oceânica excepcionalmente quente em 2023 não apenas criou mais tempestades no Atlântico, neutralizando os efeitos de amortecimento das tempestades de um El Niño intensificado, mas também alimentou o fortalecimento explosivo das tempestades que se formaram em todo o mundo.

Este fortalecimento explosivo, conhecido como intensificação rápida, está se tornando mais provável à medida que a atmosfera aquece.

Um conjunto de 12 ciclones tropicais nas bacias dos oceanos Atlântico e Pacífico Oriental se intensificou rapidamente em 2023.

Lee foi o furacão mais forte do Atlântico nesta temporada e atingiu o máximo como um raro furacão de categoria 5 em mar aberto em setembro, depois que seus ventos foram fortalecidos por incríveis 136 km/h em 24 horas.

A explosão fez de Lee a terceira tempestade de intensificação mais rápida já registrada no Atlântico.

Idalia, o único furacão que atingiu a costa dos EUA este ano, foi mais um exemplo da mais frequente rápida intensificação das tempestades.

A tempestade alcançou brevemente o status de categoria 4 antes de atingir a região de Big Bend, na Flórida, como um furacão de categoria 3 – a tempestade mais forte a atingir o local em mais de 125 anos.

O furacão Otis do Pacífico Oriental foi o exemplo mais extremo de rápido fortalecimento em qualquer uma das bacias neste ano.

Os ventos de Otis aumentaram surpreendentemente para 185 km/h nas 24 horas anteriores à sua devastadora chegada à categoria 5 em Acapulco, no México, em outubro.

Otis foi a tempestade mais forte do Pacífico que atingiu o México e ocorreu apenas duas semanas depois do furacão Lidia de categoria 4 – também um rápido intensificador – ter atingido a costa logo a sul de Puerto Vallarta como outra das tempestades mais fortes do Pacífico.

A rápida intensificação também ajudou o furacão Hilary a manter força suficiente para percorrer toda a Califórnia como uma tempestade tropical – a primeira do estado desde 1997.

Hilary descarregou um dilúvio que interrompeu as chuvas tropicais registradas em alguns estados e que causaram inundações extremas que permaneceram por meses em um dos lugares mais secos da Terra.

Uma tragédia histórica em um ano de comportamento incomum de incêndios florestais

O comportamento incomum dos incêndios florestais marcou o ano, tanto onde os incêndios começaram como onde não começaram.

Os incêndios florestais normalmente queimam de 7 a 8 milhões de acres de terra a cada ano nos EUA, mas apenas carbonizaram 2,6 milhões de acres em 2023, mostram as estatísticas do National Interagency Fire Center.

Isso se deve em parte ao início de ano encharcado no oeste tipicamente escaldante, que manteve os incêndios florestais ao mínimo após anos de destruição.

Uma estação não cria uma tendência e, à medida que o mundo aquece, os incêndios florestais tornam-se mais frequentes e graves – particularmente no Ocidente, observa a última Avaliação Nacional do Clima.

Ainda assim, a estação revelou-se mortal e destrutiva, uma vez que o calor intenso combinado com a falta de chuva secou o solo e deixou partes tipicamente úmidas dos EUA e grande parte do Canadá vulneráveis ??aos incêndios.

A tragédia atingiu a ilha de Maui, no Havaí, em agosto.

As chamas impulsionadas pelo vento surgiram tão rapidamente por meio de gramíneas invasoras ressecadas pela seca, engolindo tudo em seu caminho, que algumas pessoas que fugiam para salvar suas vidas não tiveram escolha a não ser pular no Oceano Pacífico.

Muitos não conseguiram escapar e o incêndio de Lahaina se tornou o mais mortal em solo norte-americano em mais de 100 anos.

Louisiana é um dos estados mais chuvosos dos EUA, mas depois de um verão de calor sem fim, sem sistemas tropicais e com pouca chuva, o solo virou material inflamável.

O pico foi atingido em novembro, quando 75% do estado estava sob uma seca excepcional – a área mais extensa deste tipo na história do estado.

Como resultado, o estado sofreu uma de suas piores temporadas de incêndios nas últimas décadas, de acordo com dados fornecidos à CNN pelo Departamento de Agricultura e Silvicultura da Louisiana.

Os incêndios na metade sul do estado continuaram no outono e a sua fumaça alimentou a "super neblina" que causou um engavetamento mortal perto de Nova Orleans.

Os incêndios também afetaram grande parte dos EUA, mesmo quando não estava quente por lá.

A pior temporada de incêndios florestais já registrada no Canadá queimou uma área aproximadamente do tamanho de Dakota do Norte e enviou nuvens de fumaça tóxica de seus numerosos incêndios massivos para os EUA e até à Europa.

A fumaça bloqueou o sol e fez com que os níveis de qualidade do ar despencassem em junho em todo o Nordeste do país.

Apocalípticos, os céus laranjas engoliram a cidade de Nova York, já que a cidade teve brevemente os piores níveis de poluição do ar no mundo.

Mês mais quente para qualquer cidade dos EUA em um verão de "inferno de calor"

Os recordes de calor foram quebrados neste verão no Hemisfério Norte. Nos EUA, o calor atingiu o sul e partes centrais do país.

O índice de calor ultrapassou os 54ºC no Kansas, Nova Orleans e atingiu a temperatura mais elevada registada – 40ºC – com grande parte do Texas e da Florida ficando sob um calor extremo excepcionalmente prolongado.

Mas uma cidade foi emblemática de um verão extremo com um calor que os cientistas consideraram "virtualmente impossível" sem as alterações climáticas causadas pelo homem: Phoenix.

O mês de julho em Phoenix foi o mais quente já registrado para qualquer cidade dos EUA.

A temperatura média da cidade no mês atingiu surpreendentes 39,2ºC, após dias brutalmente quentes e noites de calor recorde.

Phoenix suportou 31 dias consecutivos sem precedentes com altas temperaturas iguais ou superiores a 43ºC.

O calor cobrou um preço terrível.

Pelo menos 579 pessoas morreram em 2023 de causas relacionadas ao calor no condado de Maricopa, onde Phoenix está localizado, naquele que foi o ano mais mortal para calor desde que o condado começou a realizar monitoramentos em 2003.

Dias em que as altas temperaturas ultrapassam os 100 graus estão se tornando mais comuns em muitas das principais cidades dos EUA, à medida que as temperaturas globais aumentam.

Mas Phoenix registrou o maior aumento de todos eles. A cidade tem em média 18 dias a mais acima de 37ºC a cada ano, em comparação com as médias históricas. Isso se traduz em cerca de 111 dias acima de 37ºC a cada ano.

Inundações matam milhares

A Tempestade Daniel provocou inundações mortais na Grécia, Turquia e Bulgária em setembro, antes de atravessar o Mar Mediterrâneo e chegar na Líbia.

Carregado pelas águas quentes do Mediterrâneo, Daniel se tornou um "medicane" – uma tempestade com características semelhantes a furacões e tufões.

A tempestade provocou chuvas torrenciais em toda a Líbia e uma cidade registrou 406 mm de chuva em apenas 24 horas. Como resultado, ocorreram grandes inundações, matando cerca de 4.000 pessoas.

A cidade de Derna foi a mais atingida. As inundações romperam duas barragens e desencadearam uma enorme onda de água que varreu grande parte do centro da cidade.

A iniciativa Atribuição do Clima Mundial – uma equipe de cientistas que analisa o papel das mudanças climáticas após eventos climáticos extremos – descobriu que a poluição que aquece o planeta fez com que as chuvas mortais na Líbia fossem até 50 vezes mais prováveis e 50% pior.

Não é necessário um medicamento ou mesmo um sistema tropical para desencadear inundações devastadoras num mundo em aquecimento.

À medida que a atmosfera continua aquecendo, ela é capaz de absorver mais umidade como uma toalha e depois expulsá-la na forma de jatos mais extremos de chuvas torrenciais.

Este cenário ocorreu diversas vezes nos EUA: na Califórnia em janeiro e março; em julho na capital de Vermont, Montpelier e no norte de Nova York.

Fonte: CNN BRASIL

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab