Alckmin diz que eleições municipais não serão nacionalizadas

Vice-presidente ainda minimizou a possibilidade de estar em um palanque diferente do presidente Lula em São Paulo

Por Rogerio Magno em 03/01/2024 às 07:55:34
 (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

As eleições municipais não serão nacionalizadas, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), nesta terça-feira (2), em entrevista à CNN.

"A população separa totalmente eleição municipal de estadual e nacional. A população tem sabedoria. Eleição este ano é municipal, é assunto local. É tema da cidade, isso que vai valer", explicou Alckmin. "É questão urbana, é transporte, é saúde, é escola, são temas do município. E o povo separa totalmente", prosseguiu.

Como exemplo na questão, Alckmin citou a dificuldade de seu antigo partido, o PSDB, de vencer na capital paulista, mas que ganhou por quase 30 anos as eleições para o governo do estado. Ele também citou o PT, que vence os pleitos estaduais na Bahia, mas não consegue o mesmo êxito em Salvador.

Querer achar que um partido, porque ganhou o município, vai ganhar o estado ou a União, uma coisa não tem nada a ver com a outra. E os apoio são importantes também, é um aval, mas não vai decidir eleição. Decide eleição o tema da cidade, é a capacidade do candidato de interpretar a esperança de trazer confiança para a população

Geraldo Alckmin

Sobre a possibilidade de estar em um palanque diferente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capital paulista, Alckmin minimizou a questão, e expressou ser natural que "que os partidos, não em todas as cidades, mas em muitas, no primeiro turno, tenham candidatos". "Por isso, a eleição é feita em dois turnos".

Lula declarou apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) para o pleito. Alckmin, por sua vez, é do PSB, mesmo partido da pré-candidata Tabata Amaral, também deputada federal.

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab