Brasil quer pautar agenda internacional com o combate às desigualdades

Presidência do G20 é oportunidade de defender multilateralismo

Por Rogerio Magno em 14/01/2024 às 07:26:23
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Pela primeira vez na história, o Brasil ocupa a presidência temporária do G20 - um fórum de cooperação internacional que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana.

O mandato brasileiro, iniciado em 1º de dezembro do ano passado, terá duração de um ano e se encerrará em 30 de novembro. Nesse período, o Brasil organizará mais de uma centena reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais. À frente e nos bastidores de alguns desses eventos estará o embaixador de Maurício Lyrio, que ocupa a função de "Sherpa do Brasil para o G20".

Originalmente, o termo sherpa designa o nome de um povo que guia alpinistas nas montanhas do Himalaia, no Sudeste asiático - uma região composta por territórios da China, do Tibete, da Índia, do Paquistão, Butão e Nepal. Na diplomacia, sherpa designa os articuladores e negociadores em cúpulas de chefes de Estado e governo, como a que ocorrerá entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Para o embaixador, a presidência do Brasil no G20 cria oportunidades para "associar as agendas da inclusão social e da sustentabilidade ambiental ao imperativo do desenvolvimento econômico.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab