João Pedro, de Ipueira: eliminado em 2022, nota mil do RN no Enem 2023

Conheça a história do estudante potiguar que mesmo passando por uma grande frustração em 2022 soube superar o fato e este ano obteve, estudando em casa, uma das 6 notas mil do RN na redação do Enem 2023

Por Rogerio Magno em 17/01/2024 às 07:17:21
João Pedro, um dos 6 nota mil do RN no Enem 2023. Foto: Cedida

João Pedro, um dos 6 nota mil do RN no Enem 2023. Foto: Cedida

Em 2022, no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante João Pedro Marinho Oliveira, hoje com 20 anos, era um dos últimos da sala. Ele já tinha terminado sua prova, mas aguardava que outra pessoa terminasse. Pela regra do concurso, as últimas três pessoas de cada sala ficam até que todos tenham concluído, para dar mais segurança ao certame.

Faltando 8 minutos para o fim do tempo de prova, aconteceu algo que marcou o então candidato: em meio às bolsinhas plásticas onde são colocados os celulares dos participantes, um alarme começou a tocar. Os fiscais verificaram de onde vinha o barulho e descobriram que era do celular de João Pedro. E ele foi eliminado. "Foi uma sensação terrível por conta que eu tinha passado o ano inteiro para colocar em prática um dos sonhos da minha vida. E do nada fui reprovado", conta.

Em 2023, João Pedro — que é de Ipueira, município que faz divisa com a Paraíba e fica a 308 quilômetros da capital do RN — fez novamente o Enem levando consigo o peso do que lhe aconteceu. Nesta terça-feira (16), tudo isso se desfez: logo que foi possível acessar as notas, "depois de atualizar a página milhões de vezes", João Pedro conseguiu acessar o resultado da redação e ficou sem palavras: o candidato que foi eliminado em 2022 é uma das 6 nota mil do RN na redação do Enem 2023. Além dele, apenas outras 59 pessoas no Brasil alcançaram essa pontuação.

No caso de João Pedro, há mais alguns detalhes importantes que precisam ser registrados: ele sempre estudou em escola pública; é ex-aluno do Instituto Federal de Educação do RN, em Caicó; e se preparou para o Enem 2023 usando principalmente a internet. Isso mesmo: João Pedro estudou usando conteúdos gratuitos na web e um cursinho on-line cuja mensalidade não custou R$ 30 e no qual ele fazia simulados uma vez por mês.

Toda essa historia foi contada pelo próprio "nota mil" na tarde desta terça-feira em conversa com o NOVO. Ele explicou que em 2022 achou muito cansativa a rotina de conciliar o fim do ensino médio com os estudos para o Enem. E que após ter sido eliminado, ficou por um tempo frustrado consigo mesmo e teve de se reprogramar para poder enfrentar novamente o exame.

Para isso, ele entrou em um cursinho de física e o resto da preparação foi toda feita em casa, usando a internet e materiais que ganhou da família e amigos. Além disso, houve um outro ingrediente: muita cobrança por parte de si mesmo. "Falhar um dia de estudo para mim era uma coisa terrível", conta.

O tempo passou, o Enem chegou. Embora se sentisse preparado para a prova de redação, no dia do exame, ele conta que a ansiedade bateu. Desconfiou que talvez não tivesse dado a atenção devida e que isso ia pesar. A ansiedade foi tanta que ele sequer fez o rascunho da prova. Tanto que não lembra bem o que escreveu e só poderá falar sobre isso quando receber o "espelho" do exame.

"Muitas coisas lá na hora da prova eu nem escrevi em rascunho. Muitas coisas eu elenquei na mente e já escrevi direto. Não tenho o rascunho". Ao todo, durante o ano, João Pedro fez 12 simulados de redação, todos com tempo cronometrado. Com relação a leituras, ele diz que gosta de ler, mas que seu estilo preferido não é a ficção, mas sim os livros de conhecimentos específicos , como filosofia.

João Pedro é filho de um agricultor e de uma dona de casa. Mora com os pais e um irmão mais velho, que já cursa Ciências Contábeis. A família possui um sítio, fruto de um assentamento de reforma agrária no município de São José de Espinharas, na Paraíba, vizinho a Ipueira.

Agora, passado o Enem, o "nota mil do RN na redação do Enem 2023" quer se dedicar o máximo possível nessa nova etapa da sua vida. O curso? João pedro, que fez eletrotécnica no IFRN, quer ser advogado. E quer se dedicar a esse seu sonho da melhor maneira que puder. "O futuro é fazer o que posso para ter uma boa jornada na universidade. Fazer o que puder para me destacar e, principalmente, na área de pesquisa, que é a que eu gosto", diz.

Para os que ainda vão enfrentar a redação do Enem, o "nota mil" tem um conselho: "A pessoa tem de ter uma rotina consistente. Tem de acreditar. Eu nunca deixei de acreditar que a nota mil seria possível. Se muita gente tirou, eu também poderia". E pôde.

Segundo o Inep, João Pedro é uma das 60 pessoas no Brasil que conseguiram o feito. No Enem 2022, 18 pessoas conseguiram a nota máxima na redação. O tema da redação foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". A nota da redação, devido ao seu peso significativo na pontuação final e seu papel como critério de desempate em vários programas universitários, é decisiva para a aprovação dos candidatos.

O Rio Grande do Norte registrou seis notas máximas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, sendo cinco na rede privada e uma na rede pública. O desempenho dos alunos potiguares foi o melhor do Nordeste e o segundo melhor do Brasil, empatado com o Piauí, que também somou seis notas 1 mil. No país, o melhor resultado foi o do Rio de Janeiro, com 7 notas máximas na redação.

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab