Carnaval 2024: o que fazer se tiver o celular roubado? Veja como se proteger

Por Rogerio Magno em 10/02/2024 às 08:50:18
Carnaval 2024: o que fazer se tiver o celular roubado? Veja como se proteger - Foto: Reprodução/ Marcos Credie

Carnaval 2024: o que fazer se tiver o celular roubado? Veja como se proteger - Foto: Reprodução/ Marcos Credie

O Carnaval, uma das datas mais esperadas pelos brasileiros, já chegou. Além da folia, da paquera e da bebida, outra coisa tem que ficar na cabeça de quem quer curtir a festa: segurança;

A segurança também estará reforçada com um contingente 10% maior do que em 2023 em todos os bairros da cidade. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública atuará na retaguarda revista dos foliões e a Prefeitura de São Paulo terá câmeras de segurança com reconhecimento facial nos megablocos para garantir a segurança.

A ideia é deixar tudo mais seguro para os mais de 15 milhões de foliões esperados para o Carnaval.

Mesmo com esse reforço, é importante que os foliões estejam atentos a alguns riscos, como furtos, roubos e golpes em geral. Por isso, a CNN preparou uma lista de alguns cuidados que devem ser tomados.

Confira os cuidados que precisa ter no Carnaval:
Atenção com o celular
Um dos maiores alvos dos criminosos são os celulares, por isso, tome cuidado e evite deixar o aparelho no bolso de trás. Em uma postagem nas redes sociais, a Polícia Militar de São Paulo também reforça o cuidado na hora de tirar fotos durante o Carnaval. Sempre priorize locais seguros e observe as pessoas ao seu redor, antes de fazer o registro.

No caso de roubos e furtos de celulares, quando ocorrem em via pública, durante o uso, os criminosos têm acesso ao aparelho já desbloqueado e, a partir daí, realizam pesquisas por senhas eventualmente armazenadas em aplicativos e sites. Com a posse dessas informações, eles tentam ingressar no aplicativo do banco.

No começo deste ano, a Febraban em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançaram a ferramenta Celular Seguro, para impedir que criminosos façam uso de dados e informações pessoais nos smartphones.

Caso a vítima seja roubada ou furtada, elas poderão bloquear o aparelho e aplicativos digitais. Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para o bloqueio ser efetivado.

Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. A própria vítima também pode fazer o bloqueio do aparelho pelo site, por um computador.

Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. As empresas de telefonia também passarão a efetuar o corte das linhas.

Veja outras dicas:

  • Sempre guarde bem os seus pertences
  • Nunca anote senhas de acesso ao banco em blocos de nota, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais do celular
  • Evite usar a mesma senha de acesso ao banco em outros aplicativos
  • Sempre use os mecanismos de proteção oferecidos pelas empresas de seu aparelho celular

Cuidado com o golpe da maquininha

Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha e podem trocar o seu cartão na hora de devolvê-lo. Preste muita atenção ao comprar algo na rua e pagar com cartão.

"É importante ressaltar que o campo de senha deve mostrar apenas asteriscos. O cliente também não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado. E é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha, e confira se o cartão devolvido é realmente o seu", alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Verificar o comprovante impresso da transação ou conferir o extrato da conta bancária também é importante para checar se o valor debitado está correto.

No caso de cartões que utilizam a tecnologia por aproximação, inclusive sem necessidade de digitar
a senha, é aconselhável guardá-lo em local seguro e evitar deixá-lo longe da vista – como, por
exemplo, o bolso de trás da calça, mochila ou bolsa para trás do corpo – principalmente em situações
de aglomeração.

De acordo com o Procon, os bancos só devem habilitar a função de aproximação com autorização do consumidor, assim como o limite a ser utilizado. Habilitar o envio de mensagem para o smartphone a cada transação também é uma medida que ajuda a identificar rapidamente um golpe.

Fique alerta com o Pix

A PM de SP reforça a atenção para pagamentos via Pix e reforça que o folião deve confirmar o valor e dados do recebedor antes de confirmar a transação.

A Febraban ainda salienta que todo usuário pode configurar, no app do seu banco, o limite de transferência via Pix. A medida é importante para auxiliar na gestão e controle de transações e a funcionalidade está disponível na internet banking e nos aplicativos bancários na área "Meus Limites Pix".

Ao pagar com QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência.

Outros cuidados

A Polícia Militar do Estado de São Paulo ainda compartilhou outras dicas de cuidados para curtir o Carnaval com segurança. Confira:

  • Não use joias e acessórios que chamem a atenção
  • Dê preferência ao transporte público e serviços de aplicativos e táxis
  • Se optar por veículo próprio, só estacione em locais ermos
  • Use pulseira de identificação com os nomes e números de telefones de pais e responsáveis
  • Explique às crianças o que fazer caso se percam, orientando a procurar por policiais ou seguranças do evento
  • Escolha roupas confortáveis, use protetor solar e chapéus para proteger as crianças do sol
  • Não esqueça de se hidratar e tome bastante água

Em caso de emergência procure um policial militar nas redondezas ou ligue para 190.

Fonte: CNN BRASIL

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab