Tentativas de fraudes online no Carnaval podem ultrapassar R$ 100 milhões

Maior número de turistas e comércio mais aquecido aumentam as chances de golpes

Por Rogerio Magno em 13/02/2024 às 09:21:23
Multidão segue trio em Salvador / Foto: Vitor Santos/Agnews

Multidão segue trio em Salvador / Foto: Vitor Santos/Agnews

O movimento esperado para o Carnaval de 2024 deve ser maior do que o registrado nos últimos anos, em linha com a recuperação da economia no pós-pandemia. E o número de golpes, também.

A empresa dedicada à segurança em compras online estima que os golpistas podem lucrar até R$ 101,6 milhões, caso consigam efetivar as fraudes, valor 3,3% maior em relação a 2023.

O crescimento do turismo no pós-pandemia aquece datas relevantes para o setor, principalmente o Carnaval.

Movimento que é positivo por um lado, mas que também serve como um alerta importante tanto para os comerciantes que buscam aproveitar as vendas durante a folia, quanto para os consumidores.

Veja alguns dos golpes mais frequentes:

Troca de cartões

Os golpistas costumam aproveitar o momento da venda com a maquininha para efetuar a troca do cartão por algum outro que já foi roubado e utilizado em golpes, sem que a vítima perceba.

Pix via QR code

Ocorre quando o valor definido no QR code é maior do que aquele divulgado na venda e, em meio ao tumulto, passa despercebido pela vítima que acaba pagando mais caro.

Pagamento por aproximação

Ao deixar o cartão no bolso ou solto na bolsa, isso possibilita que o golpista se aproxime com alguma maquininha e, de forma discreta, faça uma cobrança sem que a vítima perceba. Então é importante evitar a exposição do cartão, seja de crédito ou de débito.

Sem conseguir visualizar o valor digitado, a vítima corre o risco de passar um valor maior do que foi acordado. Por isso, nunca aceite realizar uma transação em uma maquininha quebrada.

Fonte: Portal Agora RN/ CNN Brasil

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab