Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por epidemia de dengue

Aproximadamente 700 casos de arboviroses foram registrados entre janeiro e fevereiro

Por Rogerio Magno em 02/03/2024 às 16:02:14
Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por epidemia de dengue - Foto: Joao Paulo Burini/GettyImages

Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por epidemia de dengue - Foto: Joao Paulo Burini/GettyImages

A Prefeitura de Natal decretou, neste sábado 2, estado de emergência devido a uma epidemia de dengue na capital potiguar. O decreto, com validade de 90 dias, foi publicado no Diário Oficial do Município deste sábado.

O documento determina que a Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos da Administração Pública Municipal adotem todas as medidas necessárias para restabelecer a normalidade. Segundo o decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias, o monitoramento indica áreas críticas com alta densidade de vetores da doença, como larvas e mosquitos Aedes aegypti, especialmente devido às condições ambientais favoráveis à proliferação desses insetos, como chuvas e variações de temperatura.

A prefeitura também alertou para o aumento exponencial de casos notificados de arboviroses, principalmente dengue, nas últimas semanas. O Secretário de Saúde da capital potiguar, George Antunes, informou que foram registrados aproximadamente 700 casos de arboviroses entre janeiro e fevereiro, sendo que 90% desses casos são de dengue.

Para combater a epidemia, os agentes de saúde estão realizando visitas aos domicílios, além de promover a borrifação de inseticidas com unidades portáteis de baixo volume. Além disso, a prefeitura iniciou o uso do carro fumacê, com planos de realizar três ciclos em cada bairro para interromper o ciclo de reprodução do mosquito.

Antunes ressaltou que a remoção de objetos que acumulam água parada é fundamental para evitar a reprodução do mosquito transmissor. Somente a Secretaria de Saúde já recolheu mais de 15 mil pneus nas ruas entre janeiro e fevereiro, sem contar o trabalho da Urbana, responsável pela coleta de lixo da cidade.

Os bairros mais afetados pela epidemia, de acordo com a prefeitura, são: Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nazaré, Cidade da Esperança, Rocas, Tirol e Planalto.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab