Na Bolívia, principal adversário de Luis Arce reconhece a derrota nas eleições

Por Rogerio Magno em 19/10/2020 às 14:36:12
Carlos Mesa afirmou que cabe ao partido dele ser oposição. A apuração oficial ainda está no começo, mas pesquisas indicam vitória no primeiro turno de Luis Arce, candidato do partido de Evo Morales. Montagem com imagens de Carlos Mesa e Luis Arce após as eleições na Bolívia, em 19 de setembro de 2020

Reuters

Carlos Mesa, o principal adversário de Luis Arce nas eleições da Bolívia, afirmou nesta segunda-feira (19) em uma rede social que caberá a ele ser da oposição.

"Faço um agradecimento a todos os bolivianos que votaram no Comunidade Cidadã (CC). Ao povo boliviano pelo seu compromisso democrático. A todos os dirigentes do CC, a nossos aliados. Cabe-nos sermos líderes de oposição. Honraremos a Bolívia", ele escreveu.

Quem é Luis Arce, apontado por projeções como novo presidente do país

A apuração ainda não chegou a um resultado final, como mostra o vídeo abaixo, mas as pesquisas de boca de urna apontam uma vitória em primeiro turno de Luis Arce, do partido Movimento ao Socialismo (MAS), o mesmo de Evo Morales.

Candidato de Evo Morales deve vencer a eleição na Bolívia

Arce tem 53%, segundo a entidade Tu Voto Cuenta, contra 30,8%, de Carlos Mesa. Pela pesquisa, o candidato do MAS alcançou a maioria simples e estaria eleito.

Uma pesquisa da Ciesmori divulgada pela rede de TV Unitel mostra números parecidos: Arce com 52,4% e Mesa com 31,5%.

No entanto, foram contabilizados cerca de 20% dos votos até agora.

"Todos os dados até agora mostram uma vitória para o MAS", disse Evo Morales em uma entrevista coletiva em Buenos Aires.

Jeanine Añez, a presidente interina e adversária do MAS, também já declarou que Arce é o vitorioso.

Arce foi ministro da Economia de Evo. Ele se pronunciou pouco depois da meia-noite em La Paz. "Nós iremos trabalhar e vamos concluir o processo de mudança sem ódio. Nós vamos aprender e superar os erros que cometemos [no passado] como MAS", disse ele.

Resultado oficial

Tribunal Eleitoral da Bolívia decide não divulgar resultados preliminares das eleições

O resultado pode levar mais de um dia para ser conhecido, pois o Tribunal Superior Eleitoral decidiu eliminar o sistema de apuração preliminar, como mostra o vídeo acima, e manter apenas a contagem individual, muito mais lenta

Na eleição de 2019, foi justamente a adoção dos dois sistemas paralelos que causou confusão, quando números do sistema de Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares, batizado de Trep, começaram a diferir da contagem individual de votos.

A votação do domingo transcorreu em clima pacífico, e foi encerrada sem problemas às 17 horas (18 horas em Brasília).

Os eleitores votaram para escolher quem vai substituir Jeanine Añez, a presidente interina que assumiu em novembro de 2019, após a anulação da votação daquele ano e os distúrbios que levaram Evo Morales a renunciar.

Para evitar os problemas do ano passado, grupos ligados a fundações e universidades observaram os locais de votação, segundo Juan Carlos Nunes, da Fundación Jubileo, uma fundação católica de incentivo à democracia no país.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab