TRE-RN simula dia da votação com medidas de segurança contra Covid-19

Por Rogério Magno em 22/10/2020 às 17:56:36
Órgão mostrou alguns dos protocolos que serão adotados para as eleições deste ano. Simulação foi feita pelo TRE-RN nesta quinta-feira (22)

Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou nesta quinta-feira (22) uma simulação de como será a votação das eleições de 2020, que acontece no próximo dia 15 de novembro.

Foi apresentado durante a demonstração que cada seção eleitoral vai receber um eleitor por vez e que ele deve obedecer os protocolos de biossegurança contra o coronavírus, como uso de máscaras, de álcool 70% na entrada do local de votação, e distanciamento dos mesários o tempo todo.

Funciona Assim: como será a votação na pandemia

O eleitor, portanto, vai apresentar o documento à distância - pode ser o físico ou a tela do celular pelo aplicativo E-título. Será necessário assinar o caderno de votação e o próximo passo é seguir para a urna. O eleitor também a caneta para a assinatura como forma de evitar contato com o material da seção.

Segundo o TRE, não vai haver sistema biométrico e não será necessária a retirada do comprovante após o voto - fica a critério do eleitor. O mesmo protocolo será adotado para as 6.512 seções eleitorais.

"Nós vamos ter uma hora a mais de votação. É uma eleição bastante simples, com dois cargos apenas: prefeito e vereador. O sistema biométrico foi suspenso esse ano, o que poderia vir a ser uma fonte de contaminação e também, pela própria pandemia, nós prevemos que haverá um numero maior de abstenções", disse Marcos Maia, secretário de tecnologia da informação do TRE.

Não haverá biometria, mas candidato vai precisar assinar documentação

Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Além disso, os cerca de 35 mil colaboradores - entre mesários, funcionários e auxiliares de limpeza - que foram convocados para o dia da votação em todo o Rio Grande do Norte vão usar máscaras e protetores faciais por segurança.

"Esse é um exemplo do trabalho que nós vamos fazer no dia da eleição. É para mostrar a população em geral que nós teremos segurança, não somente aquela de ordem pública, mas especialmente a segurança sanitária", disse Gilson Barbosa, desembargador do TRE.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab