E-RN 800x105

Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos

Por Rogério Magno em 07/11/2020 às 13:38:29

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

ACNNamericana acaba de anunciar que, segundo as suas proje√ß√Ķes, o candidato democrata Joe Biden conseguiu os 270 votos para ser eleito presidente dos EUA no colégio eleitoral. Mas agora deve come√ßar o processo legal de recontagem de votos impetrado pelo presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

De acordo com as apura√ß√Ķes parciais em estados-chave, além de c√°lculos estat√≠sticos e demogr√°ficos sobre a propor√ß√£o de urnas ainda n√£o apuradas, j√° n√£o é mais poss√≠vel para o presidente Donald Trump chegar a 270 delegados no colégio eleitoral.

Biden conquistou a vitória em Michigan e Wisconsin, dois estados cruciais para chegar à vitória, na tarde de quarta-feira (4). Em ambos estados, a apura√ß√£o est√° praticamente conclu√≠da.

Nesta sexta (6), Biden ultrapassou Trump na Geórgia e na Pensilv√Ęnia.

A indefini√ß√£o deve se arrastar para os tribunais. Ao longo da semana, o presidente Donald Trump apresentou a√ß√Ķes judiciais em diversas inst√Ęncias da Justi√ßa americana questionando a contagem e acusando fraude na contabilidade de votos enviados pelo correio.

H√° ainda a hipótese legal de recontagem em parte dos estados onde a margem entre os candidatos for inferior a um percentual pré-definida. Na Geórgia, a recontagem é prov√°vel diante da perspectiva de vitória de Biden por menos de 0,5 ponto percentual.

A litig√Ęncia da parte de Trump ainda deve aumentar. Na noite desta sexta-feira, o presidente foi às redes sociais dizer que o advers√°rio n√£o deveria se autoproclamar presidente uma vez que "os processos est√£o só come√ßando".

CNN Brasil

Fonte: Blog do BG

Tags:   Política
Jota Edilson

Coment√°rios

GF AUTO CENTER