EVENTOS PELO PAÍS - (FOTOS): de sertanejo com pessoas aglomeradas e sem máscara, em Goiânia, a feijoadas e shows nas quadras de escolas de samba do Rio

Por Rogério Magno em 24/11/2020 às 10:56:44

Imagens mostram sertanejos em evento com pessoas se aglomerando e algumas estão sem máscara — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Evento com sertanejos Bruno e Jorge tem pessoas aglomeradas e sem máscara, em Goiânia

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram várias pessoas próximas umas às outras e algumas sem usar máscara para evitar a disseminação da Covid-19. Os vídeos foram gravados em um evento que aconteceu em Goiânia com a participação e apresentação dos cantores Bruno, da dupla como Marrone, e Jorge, da dupla com Matheus.

(Correção: O G1 errou ao informar que o evento aconteceu no Help Bar, em Goiânia. Na verdade, a empresa é uma prestadora de serviços de bar em eventos e não uma casa de shows. A informação foi corrigida às 20h21.)

A aglomeração da festa foi denunciada em posts nas redes sociais que marcaram o Help Bar como sendo o local do evento. A empresa, contudo, retornou, às 17h30 desse domingo (22), uma solicitação que fizemos às 6h54 e disse que a Help Bar "é uma empresa de montagem de bares em eventos e festas particulares e coorporativas, e que não tem espaço de eventos ou estabelecimento comercial que recebe pessoas para reunião ou confraternizações".

Mesmo sem confirmar se forneceu serviços para este evento, a empresa disse que segue "todos os protocolos e medidas de segurança e saúde para proteger tantos clientes como colaboradores".

A assessoria do sertanejo Bruno informou que ele não ficou nas aglomerações de convidados, que a apresentação foi "contratada, como tantas outras que vários artistas têm feito" e que "o artista contratado não pode obrigar os convidados a usarem máscaras".

Já a assessoria do sertanejo Jorge disse que o cantor era convidado e fez uma participação a pedido de Bruno – contratado pelo evento – e que o cliente seguiu todas as recomendações de uso da máscara, distanciamento social e álcool em gel.

O decreto publicado pela Prefeitura de Goiânia no último dia 19 de outubro passou a permitir eventos na capital, sob algumas condições.

Quanto à lotação, a publicação no Diário Oficial do Município (DOM) afirma que deve "ser obedecida a ocupação de no máximo 50% do espaço ou um participante para cada 12m² da área do espaço, limitada à capacidade máxima de 150 pessoas".

O texto do decreto municipal acrescenta ainda que devem ser obedecidos "os demais protocolos estabelecidos em Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde".

A reportagem entrou em contato com a Central de Fiscalização da Covid-19 para saber sobre a avaliação do órgão em relação ao evento e aguarda retorno.

Punições

Também de acordo com publicações do DOM, segue vigente a obrigatoriedade do uso de máscara facial "cobrindo nariz e boca, quando houver necessidade de sair de casa". A multa em caso de descumprimento é de R$ 110.

A legislação também prevê que os estabelecimentos devem barrar a entrada de pessoas que não estiverem usando a máscara.

"O descumprimento do disposto no referido artigo acarretará consecutivamente em notificação de advertência ao estabelecimento; multa no valor de R$1.045,00 ao estabelecimento em caso de reincidência e cassação do alvará de funcionamento na terceira infração consecutiva".

Escolas de samba do Rio celebram Dia da Consciência Negra com feijoadas e shows nas quadras

Foto: Alex Nunes/ Salgueiro

As escolas de samba do Rio vão comemorar o Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), com eventos abertos ao público como feijoadas e shows.

Algumas escolas estão voltando a reabrir suas quadras após a liberação da prefeitura, com recomendações e orientações sobre a Covid-19.

Salgueiro

A quadra da vermelho e branco será reaberta após 8 meses com a festa dos sambistas com direito à tradicional feijoada. A ideia é celebrar o tema "Resistência", escolhido pela escola para o enredo da escola em 2021.

A Feijoada da Consciência Negra terá abertura com o grupo Pegada Brasileira e atrações variadas na roda de samba. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na bilheteria da escola ou através do Bilheteria Digital.

A escola informa que o local se encontra dentro das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias para a prevenção da Covid-19. Eles lançaram uma campanha de conscientização do uso de máscaras e respeito aos protocolos de segurança.

Paraíso do Tuiuti

Quadra da Paraíso do Tuiuti (Arquivo) — Foto: Andressa Gonçalves / G1

A Paraíso do Tuiuti programou uma feijoada em sua sede. A escola de São Cristovão, na Zona Norte do Rio, também está reabrindo sua quadra ao público.

Durante o evento, foram apresentados os reforços da escola para a disputa do ano que vem, como o carnavalesco Paulo Barros, o mestre de bateria Marcão e o intérprete Carlos Júnior.

A Feijoada Quilombo da Favela foi realizada para marcar a importância da data no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Os sete sambas concorrentes para o próximo desfile também foram cantados pela primeira vez ao vivo. O enredo do Tuiuti para o próximo desfile é "Soltando os bichos".

A diretoria da escola afirma que todas as medidas de segurança sanitária serão tomadas. Frascos de álcool em gel serão disponibilizados e o uso de máscara será obrigatório. A venda de ingressos também será limitada para evitar aglomeração.

Com informações do G1 GO e RJ

Fonte: Blog do BG

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab