ONU pede 'contenção' após assassinato de cientista iraniano

Por Rogerio Magno em 28/11/2020 às 17:41:28
Porta-voz da entidade falou em 'evitar qualquer ação que possa levar a uma escalada das tensões': 'Condenamos qualquer assassinato ou execução extrajudicial'. Mohsen Fakhrizadeh, que trabalhou no programa de armas nucleares, estava em carro quando foi baleado nesta sexta.

Foto divulgada pela agência semioficial Fars mostra local onde o cientista iraniano Mohsen Fakhrizadeh foi morto na sexta-feira (27)

Fars News Agency via AP

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu neste sábado (28) "contenção" depois que as tensões aumentaram no Oriente Médio com o assassinato, nesta sexta-feira (27), de um importante cientista que trabalhava no programa nuclear do Irã (veja mais no vídeo abaixo).

"Apelamos à contenção e à necessidade de evitar qualquer ação que possa levar a uma escalada das tensões na região. Condenamos qualquer assassinato ou execução extrajudicial", disse um porta-voz da ONU.

O que se sabe sobre o assassinato do cientista iraniano

O Irã culpou Israel pelo assassinato de Mohsen Fakhrizadeh feira e ameaçou se vingar.

Desde a sexta, o embaixador iraniano na ONU, Majid Takht Ravanchi, pediu em uma carta ao Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, e ao Conselho de Segurança que condenassem claramente o assassinato de Fakhrizadeh, chefe do departamento de pesquisa e inovação do Ministério da Defesa.

Entre suas últimas missões diplomáticas, esse cientista teria "supervisionado o desenvolvimento de uma vacina" contra a Covid-19, garantiu o embaixador iraniano em sua carta.

Mohson Fakhrizadeh, de 59 anos, morreu em decorrência de ferimentos graves causados por um tiroteio e um ataque a seu carro com um veículo carregado de explosivos.

Principal cientista nuclear do Irã é assassinado

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab