Fiscalização flagra 'gato' de energia em fábrica de gelo pela 2ª vez em menos de um mês e responsável é preso na Grande Natal

Por Rogério Magno em 14/01/2021 às 14:17:58
Caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) em Genipabu, no município de Extremoz. Ligação clandestina foi identificada pela segunda vez em menos de um mês em fábrica de gelo no RN.

Cosern/Divulgação

Equipes técnicas da Cosern, com apoio da Polícia Civil, identificaram e desativaram, pela segunda vez em menos de um mês, uma ligação clandestina de energia elétrica - conhecida como "gato" - numa fábrica de gelo na praia de Genipabu, na Grande Natal, na manhã desta quinta-feira (14). O dono do estabelecimento foi preso em flagrante por fraude.

A fábrica de gelo foi um dos endereços alvos da "Operação Gato Gelado" que a Cosern realizou em 22 de dezembro em 33 municípios potiguares e acabou desativando 25 irregularidades e resultando na prisão de cinco pessoas pela polícia. Na ocasião, o responsável pela fábrica de gelo conseguiu fugir do local.

Nesta quinta-feira (14), ele foi preso em flagrante pela polícia e levado para a delegacia de Extremoz. Além do "gato" Identificado na fábrica de gelo, as equipes da Cosern retiraram ligações irregulares de outras seis residências nas proximidades.

Funcionários da Cosern desativaram gato de energia encontrado em fábrica de gelo na Grande Natal.

Cosern/Divulgação

O gato de energia é crime e a pena para o responsável pela fraude pode chegar oito anos de prisão, segundo a companhia energética do Rio Grande do Norte.

"Além de crime, o "gato" representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos", afirmou Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação de Receita da Cosern.

Responsável por fábrica de gelo foi preso por gato de energia em Genipabu, na Grande Natal.

Cosern/Divulgação.

A fraude é quando o consumidor já é cliente e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

Segundo a Cosern, ao longo de 2020, foram realizadas 67.303 inspeções em unidades consumidoras e desativadas ou regularizadas 7.206 ligações irregulares em todo estado. O volume de energia recuperado nas diversas fases da "Operação Varredura" seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Parnamirim e de São Gonçalo do Amarante, juntos, por 30 dias.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab